Educação ambiental como ferramenta de aprendizagem para alunos do 5º ano do ensino fundamental I, no município de Filadélfia, Bahia

Autores

  • Fabiana Ferreira Costa Bacharel em Ecologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Claudine Gonçalves de Oliveira Biológo, mestra e doutora em Genética e Biologia Molecular . Professor na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) https://orcid.org/0000-0002-1854-2241

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83539

Palavras-chave:

Meio ambiente, Ensino, Educação básica, Sensibilização ambiental

Resumo

Os problemas ambientais vêm sendo agravados pelos efeitos das ações da sociedade sobre os recursos naturais, contribuindo para o aumento da degradação do meio ambiente. A educação ambiental está se tornando uma importante ferramenta na construção de uma sensibilização ambiental, incentivando hábitos e atitudes mais favoráveis aos cuidados com o meio ambiente. Dessa forma, o presente estudo visa promover a compreensão acerca da educação ambiental aos alunos do 5º ano do ensino fundamental I, da escola Municipal Maria Aurea Maia Lopes, no município de Filadélfia, Bahia. Proferindo desenvolver atividades como palestras, desafios educativos e oficinas, contendo informações sobre a importância da preservação ambiental, e a relevância de estimular o comportamento individual através da Política dos 7’Rs (repensar, recusar, reduzir, reaproveitar, reutilizar, reciclar e recuperar). A metodologia é baseada na Política Nacional de Educação Ambiental, analisada através da comparação entre os questionários, utilizando a estatística descritiva simples por meio de porcentagem. Os resultados indicam que as atividades contribuíram na aprendizagem dos alunos, pois logo depois da reaplicação dos questionários, pode-se perceber o despertar da sensibilização ambiental entre eles. Sendo assim, verificou-se a necessidade de vincular a educação ambiental no contexto escolar, como instrumento indispensável entre o presente e o meio ambiente, elevando o desenvolvimento do senso crítico e o repensar dos alunos frente às atitudes cotidianas.

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Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro