A nomofobia e suas reverberações no processo de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.21655Resumo
O presente artigo encontra-se delimitado em nomofobia e o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio e pretende apresentar os achados e as lacunas dos trabalhos já publicados sobre a temática, conceituando nomofobia e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem discutindo sobre o uso de tecnologias como ferramentas que favorecem o processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
BIANCHESSI, Cleber. Nomofobia e a dependência tecnológica do estudante. Curitiba: Bagai, 2020.
DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
DERTOUZOS, Michael L. O que será: como o novo mundo da informação transformará nossas vidas. Tradução Celso Nogueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2014. GONSALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP. Alínea, 2001.
KWIECINSKI, Anelise Maya. Epinin: escala psicométrica para identificar níveis de infoxicação e nomofobia em estudante do sistema superior de ensino. Dissertação de Mestrado Profissional em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Porto Alegre, 2019.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
LINS, Bernardo Felipe Estellita. A evolução da Internet: uma perspectiva histórica. Artigos e Ensaios. Cadernos ASLEGIS. Janeiro/Abril, 2013.
LUDKE, Menga: ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.
MATTA, Alfredo Enrique Rodrigues. Projetos de autoria hipermídia em rede: ambiente mediador para o ensino-aprendizagem de História. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 25., 2002. Anais... Caxambu: ANPEd, 2002.
MODESTO, João Gabriel; FONSECA, Giovanna Araújo; SOUSA, Geisianny Pereira de. O uso da tecnologia e Nomofobia em Estudantes Universitários. Revista Conhecimento Online. Nova Hamburgo, a. 14, v. 2. Jul./dez. 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/362866514. Acesso em 19 de abril de 2023.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarcísio, BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. São Paulo: Papirus, 2013.
PEIXOTO, Joana. ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos; Tecnologia e educação: Algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. Edu. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 253 – 268, jan./mar. 2012. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br Acesso em: 20 de abril de 2023.
PRENSKI, Marc. Digital natives, digital imigrants. From ib the Orizont, v. 9, n. 5. Oct, 2001. Disponível em: www.ritla.net/index.php?option=com-content&task=view&id=1455&Itemid=136 Acesso em: 01 de maio de 2023.
ROMANOWSKI, Joana Paulin.; ENS, Romilda Teodora. As Pesquisas Denominadas do Tipo "Estado da Arte" em Educação. Revista Diálogo Educacional. 37-50, 2006.
SANTOS FILHO, José Camilo dos e GAMBOA, Sílvio Sanchez. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SANTAELLA, Lúcia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2007.
SENADOR, André. Nomofobia e outros excessos na era dos relacionamentos digitais [livro digital]. São Paulo: ABERJE, 2020.
SOUZA, Kathyelle Ninfa Moneta; CUNHA, Manuella Renata Santos da. Nomofobia: o vazio existencial. O portal dos psicólogos, 2017. Disponível em: http://www. psicologia.pt/artigos/textos/A1166.pdf. Acesso em: 20 de abril de 2023
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.