O letramento digital no ensino fundamental das escolas públicas: uma análise teórica

Autores

  • Kelly Cristina de Aguiar Rosa Costa Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica - IFES, Espírito Santo
  • Marinalva Maniçoba de Lira nalvamanicoba@yahoo.com.br
  • Norberta Nunes de Souza Especialização em Administração Educacional - UNIVERSO, Goiânia

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.21654

Resumo

Este estudo visa discutir a importância da inserção do Letramento Digital no Ensino Aprendizagem em escolas de Ensino Fundamental. A escolha do tema justifica-se na percepção de que a cultura digital está inserida em todos os campos da sociedade atual. Na pandemia foi possível perceber como o acesso à internet e as ferramentas digitais são realidades distantes, de crianças que residem em bairros mais pobres. Em contrapartida, percebeu-se que era papel da escola promover o acesso equitativo ao mundo digital e também direcionar o uso adequado dessas tecnologias. Contudo, nem sempre as condições materiais favoreceram essa dinâmica. Apesar das contradições, as autoras defendem que o letramento digital constitui importante instrumento de transformação do cidadão na participação social. Para essa discussão, valeu-se da pesquisa qualitativa e bibliográfica, com estudo das obras de autores como Freire (2000), Lévy (1999), Coscarelli e Ribeiro (2017), Aquino (2003), Soares (2004, 2009), Kenski (2007), a Brasil (2018, 2023) e outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AQUINO, Renata. Usabilidade é a chave para o aprendizado em EAD. In: Institute for learning & performance, 2005. Disponível em: https://www.lwww.learningperformancebrasil.com.br/home/noticias/ Acesso em: 13 de Janeiro de 2021.

COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e práticas pedagógicas. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: Mec/SEB, 2018. Disponível em: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades (mec.gov.br). Acesso em: 05 de abril de 2023.

BRASIL. Lei n° 14.533 de 11 de janeiro de 2023. Instituiu a Política Nacional de Educação Digital (PNED). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/L14533.htm. Acesso em: 03 de maio de 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. Unesp, 2000.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SOARES, Magda. Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2004.

Downloads

Publicado

10.10.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)