O papel da Gestão Pedagógica no processo de alfabetização de alunos do EF I com base no letramento e gêneros textuais

Autores

  • Marinalva Maniçoba Lira Especialista em Orientação Educacional e em Linguística Aplicada à Língua e à Literatura. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Novo Gama-GO
  • Kelly Cristina de Aguiar Rosa Costa Especialista em Docência para a Educação Profissional e tecnológica Professora da secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Norberta Nunes de Souza Especialista em Administração Educacional Professora da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Goiás

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20664

Resumo

Este artigo tem como pretensão analisar o trabalho do desenvolvimento da alfabetização à luz da perspectiva do Letramento no Ensino Fundamental I com o apoio da gestão escolar aliada à prática docente visando a condução do professor em desenvolver práticas de inserção de gêneros textuais diversos concomitantemente com a decodificação do código escrito em busca de uma apropriação de leitura e escrita para o uso na vida social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Programa mais alfabetização. Manual operacional do sistema de orientação pedagógica e monitoramento, 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85691-manual-operacional-pmalfa-final/file>. Acesso em: 29 jun. 2023.

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. 12 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6. ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2000.

FERREIRA, S. P. A.; DIAS, M. G. B. B. A escola e o ensino da leitura. In: Psicologia em Estudo, 7(1), 2002. p. 39-49.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Tradução Beatriz Cardoso. 4. ed. São Paulo: Trajetória Cultural; Campinas: Editora da UNICAMP, 1999.

KOCHHANN, Andréa. A produção acadêmica e a construção do conhecimento científico: concepções, sentidos e construções. Goiânia: Kelps, 2021.

LIBÂNEO, José C. Organização e gestão da escola: teoria e Prática. São Paulo: Editora Heccus, 2014.

LUCK, H. A dimensão participativa da gestão escolar. Gestão em Rede (Brasília), Curitiba, v. 57, n. out, p. 1- 6, 2004.

LUCK, Heloisa. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. aberto, Brasília, 17(72), 2000, p. 11-33. Disponível em: <http://lms.ead1.com.br/upload/biblioteca/curso4392/fron00lbi6.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2015.

RICO, Rosi. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/41/quais-textos-usar-durante-a-alfabetizacao-inicial>. Acesso em28 jun. 2023.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2017.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 7 ed. São Paulo: Contexto, 2017.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, (Rev. Bras. Educ., 2004 (25), 5-17. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/5143 - 2478200400010002>. Acessado 9 abril 2023.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

Downloads

Publicado

07.08.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)