O gerenciamento pedagógico por meio do ciclo PDCA desenvolvido pelo projeto jovem de futuro do Instituto Unibanco

Autores

  • Rafael Cavalcante Timbo Medeiros Especialista no Ensino de Química e em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação, Técnico educacional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE), Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20903

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais. Plano de Ação. Aprendizagem por Projetos. Gestão Escolar.

Resumo

Com a imersão nas tecnologias digitais, a sociedade se reinventa e as práticas pedagógicas necessitam se reconfigurar para atender a demanda dos alunos, de forma a promover uma educação crítica e cidadã, que gere desenvolvimento real em seu cotidiano. A aprendizagem baseada em projetos (ABP) promove o envolvimento com a tecnologia digital e permite ações que fortalecem o aprender mediante o fazer, valorizando, questionando e contextualizando competências e habilidades reflexivas. Em confluência de ações, o ciclo PDCA se mostra uma ferramenta interessante no processo gerencial da educação com ABP, permitindo tomada de decisões e a efetivação de um trabalho eficiente. O projeto jovem de futuro (PJF) do Instituto Unibanco, auxilia a implementação, junto as secretarias estaduais de educação, de um plano de gerenciamento educacional voltado a resultados. Esse projeto tem como centro de controle o método de circuito de gestão, o que permite um bom diagnostico da instituição, possibilitando o planejamento a ser executado periodicamente. O trabalho se refere a aplicação do PJF em uma escola de ensino médio profissional da região metropolitana de Fortaleza, permitindo notar o trabalho realizado por meio da ABP e gerenciado pelo modelo PDCA do PJF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Secretaria de Educação Básica. 2018.

BRASIL, MDE PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA; MÉDIO, O. ENSINO. Bases Legais. BRASILIA: MEC/SEF, 2000.

BROCKVELD, Marcos Vinícius Vanderlinde; TEIXEIRA, Clarissa Stefani; SILVA, Mônica Renneberg da. A Cultura Maker em prol da inovação: boas práticas voltadas a sistemas educacionais. In: Anais da Conferência ANPROTEC. 2017.

COUTINHO, Clara Pereira; LISBÔA, Eliana Santana. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. 2011.

DA SILVA, Ronison Oliveira; OLIVEIRA, Erinaldo Silva; DE SÁ FILHO, Paulo. O ciclo PDCA como proposta para uma gestão escolar eficiente. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, p. 1-13, 2019.

DA SILVA VIEIRA, Sebastião. Aprendizagem criativa com experimentação mão na massa através do Scratch em sala de aula visando o desenvolvimento computacional. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, v. 8, n. 10, p. 39-54, 2020.

OLIVEIRA, Neide Aparecida Arruda de; MATTAR, João. Folhetim Lorenianas: aprendizagem baseada em projetos, pesquisa e inovação responsáveis na educação. Revista e-Curriculum, v. 16, n. 2, p. 341-363, 2018.

GOMES, Eduardo et al. A experiência de implantação de uma disciplina maker em uma escola de educação básica. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2017. p. 303-312.

Jovem de Futuro. Disponível em: <https://www.institutounibanco.org.br/iniciativas/jovem-de-futuro/>. Acessado em 21 de abril de 2023.

MACEDO, Sandra Valéria Araújo. Avaliação de impacto do projeto jovem de futuro no Ceará. 2017.

MASSON, Terezinha Jocelen et al. Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em projetos (pbl). In: Anais do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), Belém, PA, Brasil. sn, 2012. p. 13.

OLIVEIRA, Sebastião Luís de; SIQUEIRA, Adriano Francisco; ROMÃO, Estaner Claro. Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de ensino. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 34, p. 764-785, 2020.

PACHECO, Ana Paula Reusing et al. O ciclo PDCA na gestão do conhecimento: uma abordagem sistêmica. PPGEGC–Universidade Federal de Santa Catarina–Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento–apostila, v. 2, 2012.

PERONI, Vera Maria Vidal; CAETANO, Maria Raquel. Atuação em Rede e o Projeto Jovem de Futuro: a privatização do público. Educação e Realidade, v. 41, n. 2, p. 407-428, 2016.

PIMENTEL, Amanda SO; LE BOUDEC, Rafael M.; LEAL, André B. metodologia de ensino sob a ótica da qualidade total empregando o ciclo PDCA. In: Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, COBENGE. 2007.

RASZL, Simone Moraes et al. Gestão da qualidade na educação. Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial-ISSN-1983-1838, p. 15-33, 2012.

SILVA, Maria Aparecida; SILVA, Jaelson Dantas; SILVA, Janaína Salustiano. Cultura maker e educação para o século XXI: relato da aprendizagem mão na massa no 6º ano do ensino fundamental/integral do Sesc Ler Goiana. In: XVI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Anais, Recife: SENAC. 2018.

Toyohara, DQK, de SENA, GJ, de ARAÚJO, AM, & AKAMATSU, JI (2010). Aprendizagem Baseada em Projetos – uma nova Estratégia de Ensino para o Desenvolvimento de Projetos. No PBL–Congresso Internacional.

Downloads

Publicado

31.05.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro