O gerenciamento pedagógico por meio do ciclo PDCA desenvolvido pelo projeto jovem de futuro do Instituto Unibanco
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.20903Palavras-chave:
Tecnologias Digitais. Plano de Ação. Aprendizagem por Projetos. Gestão Escolar.Resumo
Com a imersão nas tecnologias digitais, a sociedade se reinventa e as práticas pedagógicas necessitam se reconfigurar para atender a demanda dos alunos, de forma a promover uma educação crítica e cidadã, que gere desenvolvimento real em seu cotidiano. A aprendizagem baseada em projetos (ABP) promove o envolvimento com a tecnologia digital e permite ações que fortalecem o aprender mediante o fazer, valorizando, questionando e contextualizando competências e habilidades reflexivas. Em confluência de ações, o ciclo PDCA se mostra uma ferramenta interessante no processo gerencial da educação com ABP, permitindo tomada de decisões e a efetivação de um trabalho eficiente. O projeto jovem de futuro (PJF) do Instituto Unibanco, auxilia a implementação, junto as secretarias estaduais de educação, de um plano de gerenciamento educacional voltado a resultados. Esse projeto tem como centro de controle o método de circuito de gestão, o que permite um bom diagnostico da instituição, possibilitando o planejamento a ser executado periodicamente. O trabalho se refere a aplicação do PJF em uma escola de ensino médio profissional da região metropolitana de Fortaleza, permitindo notar o trabalho realizado por meio da ABP e gerenciado pelo modelo PDCA do PJF.
Downloads
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Secretaria de Educação Básica. 2018.
BRASIL, MDE PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA; MÉDIO, O. ENSINO. Bases Legais. BRASILIA: MEC/SEF, 2000.
BROCKVELD, Marcos Vinícius Vanderlinde; TEIXEIRA, Clarissa Stefani; SILVA, Mônica Renneberg da. A Cultura Maker em prol da inovação: boas práticas voltadas a sistemas educacionais. In: Anais da Conferência ANPROTEC. 2017.
COUTINHO, Clara Pereira; LISBÔA, Eliana Santana. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. 2011.
DA SILVA, Ronison Oliveira; OLIVEIRA, Erinaldo Silva; DE SÁ FILHO, Paulo. O ciclo PDCA como proposta para uma gestão escolar eficiente. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, p. 1-13, 2019.
DA SILVA VIEIRA, Sebastião. Aprendizagem criativa com experimentação mão na massa através do Scratch em sala de aula visando o desenvolvimento computacional. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, v. 8, n. 10, p. 39-54, 2020.
OLIVEIRA, Neide Aparecida Arruda de; MATTAR, João. Folhetim Lorenianas: aprendizagem baseada em projetos, pesquisa e inovação responsáveis na educação. Revista e-Curriculum, v. 16, n. 2, p. 341-363, 2018.
GOMES, Eduardo et al. A experiência de implantação de uma disciplina maker em uma escola de educação básica. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2017. p. 303-312.
Jovem de Futuro. Disponível em: <https://www.institutounibanco.org.br/iniciativas/jovem-de-futuro/>. Acessado em 21 de abril de 2023.
MACEDO, Sandra Valéria Araújo. Avaliação de impacto do projeto jovem de futuro no Ceará. 2017.
MASSON, Terezinha Jocelen et al. Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em projetos (pbl). In: Anais do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), Belém, PA, Brasil. sn, 2012. p. 13.
OLIVEIRA, Sebastião Luís de; SIQUEIRA, Adriano Francisco; ROMÃO, Estaner Claro. Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de ensino. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 34, p. 764-785, 2020.
PACHECO, Ana Paula Reusing et al. O ciclo PDCA na gestão do conhecimento: uma abordagem sistêmica. PPGEGC–Universidade Federal de Santa Catarina–Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento–apostila, v. 2, 2012.
PERONI, Vera Maria Vidal; CAETANO, Maria Raquel. Atuação em Rede e o Projeto Jovem de Futuro: a privatização do público. Educação e Realidade, v. 41, n. 2, p. 407-428, 2016.
PIMENTEL, Amanda SO; LE BOUDEC, Rafael M.; LEAL, André B. metodologia de ensino sob a ótica da qualidade total empregando o ciclo PDCA. In: Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, COBENGE. 2007.
RASZL, Simone Moraes et al. Gestão da qualidade na educação. Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial-ISSN-1983-1838, p. 15-33, 2012.
SILVA, Maria Aparecida; SILVA, Jaelson Dantas; SILVA, Janaína Salustiano. Cultura maker e educação para o século XXI: relato da aprendizagem mão na massa no 6º ano do ensino fundamental/integral do Sesc Ler Goiana. In: XVI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Anais, Recife: SENAC. 2018.
Toyohara, DQK, de SENA, GJ, de ARAÚJO, AM, & AKAMATSU, JI (2010). Aprendizagem Baseada em Projetos – uma nova Estratégia de Ensino para o Desenvolvimento de Projetos. No PBL–Congresso Internacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.