Cultura digital: e suas distintas formas de aplicabilidade

Autores

  • Camila de Oliveira Louzada Doutora em Geografia, professora da Secretária de Educação e Desporto do Amazonas-SEDUC, Manacapuru-Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22334

Palavras-chave:

Educação

Resumo

A Unidade Curricular Comum-UCC de Cultura Digital, faz parte da grade de novas disciplinas que compõem o Novo Ensino Médio-NEM, e tem como objetivo levar novos conhecimentos aos estudantes sobre o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação-TDICs, e incentivar a informação e comunicação no ambiente virtual de forma crítica, significativa, reflexiva e ética. O presente trabalho tem como objetivo, demonstrar distintas formas de se trabalhar os conteúdos da disciplina de Cultura Digital. A metodologia foi baseada na revisão bibliográfica de documentos oficiais federais e estaduais, assim como os documentos disponibilizados pela Secretária de Estado de Educação e Desporto do Amazonas-SEDUC/AM, e também entrevistas com 5 professores que trabalharam a disciplina de Cultura Digital entre (2022-2023) em 4 escolas diferentes do município de Manacapuru-AM. Os principais resultados foram: a) que não foi abordado o critério na escolha do professor que iria ministrar a UCC de Cultural Digital, em nenhuma das escolas dos entrevistados; b) os professores dessa disciplina somente receberam o plano de curso, todavia sem nenhum material de apoio inicialmente; c) serão apresentadas as distintas técnicas utilizadas pelos professores entrevistados para se trabalhar com a UCC de Cultura Digital. Diante disso, o presente trabalho faz a seguinte ressalva, em pleno século XXI com as atuais demandas na área da educação, novas habilidades e competências são requeridas dos professores, todavia em que momento são disponibilizados tempos nos seus horários de trabalho, para que os professores realizem cursos ou formações dentro do seu ambiente e horário de trabalho, fica essa indagação.

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Referências

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Publicado

08.03.2024

Edição

Seção

Capítulos do Livro

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