Princípios de governança corporativa para gestão administrativa e acadêmica de uma Instituição Pública de Ensino Superior

Autores

  • Aline Wrege Vasconcelos Doutoranda em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Franscisco Robson da Silva Vasconcelos Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22494

Palavras-chave:

Educação Superior, Universidade, Governança, Inovação, Gestão pública

Resumo

O presente artigo traz como objetivo discutir as possibilidades de aplicação dos princípios de governança corporativa para o aperfeiçoamento e inovação das práticas de gestão administrativa e acadêmica na Universidade Federal de Rondônia – UNIR (Amazônia – Brasil). Foram tratados alguns conceitos nesta construção textual, primeiro o de Governança Corporativa, servindo de embasamento para a construção de todo o trabalho. Outro conceito utilizado foi o de inovação. Ainda utilizou-se o conceito de Teoria da Representação ou Agency Theory. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica, a partir de materiais já elaborados e do levantamento de conteúdos teórico-conceituais, com intuito de obtenção de informações acerca das visões conceituais sobre o tema. Como complemento ao estudo bibliográfico, utilizou-se a análise do discurso. Como resultado, percebeu-se resistência por parte dos gestores e coordenações acadêmicas da UNIR, quando se trata de utilização de práticas oriundas do setor privado. Não estão preocupados com planejamentos concatenados, baseados nos princípios da governança, que permitam à gestão alcançar resultados satisfatórios. Constatou-se, portanto, que práticas de gestão apresentam características da administração clássica, onde prevalece uma organização linear caracterizada pela centralização da autoridade, pela cadeia de comando, desenhada dentro da premissa de que o indivíduo no topo possui a autoridade maior. Tais práticas, de modo geral, não corroboram para inovação, não atendendo, sobretudo, aos princípios da governança corporativa. Foi proposta criação de mecanismos de planejamento com perspectivas inovadoras, voltadas para o futuro, visando novas possibilidades, a partir da formação de relacionamentos entre os setores público e privado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDÃO, Soraya Monteiro; BRUNO-FARIA, Maria de Fátima. Inovação no setor público: análise da produção científica em periódicos nacionais e internacionais da área de administração. Rev. Adm. Pública — Rio de Janeiro 47(1):227-248, janeiro/fevereiro de 2013.

BRASIL. Tribunal de Contas da União - TCU. Referencial Básico de Governança. Aplicável a órgãos e entidades da administração pública. Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Brasília. TCU, 2014.

BURIGO, Carla Cristina Dutra; PERARDT, Susany. A concepção de universidade e a inter-relação com o processo da gestão universitária. Rev. FAE, Curitiba, v. 19, n. 1, p. 80- 93, jan. / jun. 2016.

FONSECA, Sônia. Modelos de gestão como estratégia de sucesso nas instituições de ensino superior. IN: Inovação no Ensino Superior. MASETTO. Marcos. Loyola. 2012.

FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa; tradução Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre. Editora da UFRGS, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2010.

MATIAS-PEREIRA, José. A Governança Corporativa Aplicada no Setor Público Brasileiro. APGS. Viçosa, v. 2, n. 1, pp.109-134, Janeiro a Março de 2010.

MATIAS-PEREIRA, José. Curso de Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. São Paulo: Atlas, 2014.

MOTA, Ronaldo. O papel da inovação na sociedade e na educação. IN: Os desafios da gestão universitária contemporânea. COLOMBO, Sônia Simões; RODRIGUES, Gabriel Mario. Artmed. 2011.

PETERS, Brainard Guy. O que é Governança? Revista do TCU. Maio/ Agosto, 2013.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI: 2014-2018/ Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR-RO. Porto Velho, 2014.

SILVEIRA, Alexandre de Miceli da. Governança Corporativa no Brasil e no Mundo: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

VISCUSI, W. Kip; GAYER, Ted. Behavioral Public Choice: The Behavioral Paradox of Government Policy. Mercatus Working Paper, Mercatus Center at George Mason University, Arlington, VA, March 2015.

Downloads

Publicado

08.03.2024