Desempenho na gestão de ensino superior com foco no princípio da eficiência

Autores

  • Aline Wrege Vasconcelos Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Robson Mestre em Administração Pública na Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22328

Resumo

A administração pública, influenciada pela busca por resultados satisfatórios das grandes corporações, tem adquirido práticas de gestão por competência, voltadas para resultados. O presente trabalho objetiva estudar o princípio da eficiência face às práticas de gestão em uma unidade organizacional de instituição de ensino superior. Utilizou-se como pressuposto metodológico a pesquisa explicativa, como procedimento técnico a pesquisa de campo e, para a análise dos dados, a análise de conteúdo. Para validar a pesquisa aplicou-se formulário de percepção, organizado com base na escala de Likert. A partir do levantamento das práticas prioritárias na unidade organizacional em estudo e da análise do desempenho dos colaboradores da gestão em face ao princípio da eficiência, constatou-se que há falta de planejamento e reuniões sistemáticas e ausência de cursos de capacitação para os servidores, corroborando para ações extremamente burocráticas para o cumprimento de normas, com impessoalidade e ênfase nos processos. Por fim, foram propostas ações de inovação, voltadas para a melhoria na eficiência institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEENEDICTO, G. C.; RIBEIRO, L. M. P.; PEREIRA, J. R. As Reformas da Administração Pública Brasileira: Uma Contextualização do seu Cenário, dos Entraves e das Novas Perspectivas Autoria. Rio de Janeiro; Setembro de 2013.

BIANCO, M. F.; SOUZA, E. M.; REIS, A. M. S. A nova gestão pública: um estudo do pró- gestão focado em dois projetos prioritários no Estado do Espírito Santo. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 15, n. 1, p. 118-143, janeiro/abril, 2014.

DENHARDT, R. B. Teorias da Administração Pública. Tradução, técnica e glossário. Francisco G. Heidmann. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

DIAS, R. Sociologia das Organizações. São Paulo: Atlas, 2012.

DUBOIS, R.; LINS, J. Inovação na Gestão Pública. São Paulo: Saint Paul, 2012.

FOSSÁ, M. I. T.; SILVA, A. H. Análise de Conteúdo. Exemplo de Aplicação da Técnica para Análise de Dados Qualitativos. Revista Eletrônica ISSN 1677 4280 Vol. 17 Nº 1, 2015.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2010. MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 2011.

MOTTA, P. R. M. O estado da arte da Gestão Pública. Revista de Administração de Empresas-RAE, v. 53, n. 1, janeiro-fevereiro, 2013.

PEREIRA, J. M. Curso de Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. São Paulo: Atlas, 2014.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2013.

Downloads

Publicado

08.03.2024

Edição

Seção

Capítulos do Livro