Desempenho na gestão de ensino superior com foco no princípio da eficiência
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.22328Resumo
A administração pública, influenciada pela busca por resultados satisfatórios das grandes corporações, tem adquirido práticas de gestão por competência, voltadas para resultados. O presente trabalho objetiva estudar o princípio da eficiência face às práticas de gestão em uma unidade organizacional de instituição de ensino superior. Utilizou-se como pressuposto metodológico a pesquisa explicativa, como procedimento técnico a pesquisa de campo e, para a análise dos dados, a análise de conteúdo. Para validar a pesquisa aplicou-se formulário de percepção, organizado com base na escala de Likert. A partir do levantamento das práticas prioritárias na unidade organizacional em estudo e da análise do desempenho dos colaboradores da gestão em face ao princípio da eficiência, constatou-se que há falta de planejamento e reuniões sistemáticas e ausência de cursos de capacitação para os servidores, corroborando para ações extremamente burocráticas para o cumprimento de normas, com impessoalidade e ênfase nos processos. Por fim, foram propostas ações de inovação, voltadas para a melhoria na eficiência institucional.
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