A vida íntima de Laura na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83393Palavras-chave:
Literatura Infantil, Formação de Leitores, Letramento Literário, Clarice LispectorResumo
Neste artigo evidencia-se um estudo sobre a potencialização transformadora da identidade leitora na etapa da educação infantil a partir da Literatura infante de Clarice Lispector. Nessa perspectiva, este estudo objetiva propor uma análise empírica literária fundamentada no letramento e no processo formativo da identidade leitora dos educandos nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Em consonância com a proposta de análise da obra A vida íntima de Laura de Lispector, a pesquisa de cunho bibliográfico e analítico acerca da literatura infantil entrelaça-se à identidade leitora que corrobora com o desenvolvimento da criança em contato direto com o texto literário, a partir da prática pedagógica e os conceitos que formalizam essa práxis. Somado a isso, a abordagem qualitativa da pesquisa propõe ainda realizar um estudo exploratório frente à contribuição que a literatura infantil clariceana pode trazer para a formação desta identidade leitora, despertando a importância consciente do sujeito através da riqueza literária que garante emancipação leitora e formativa em fase de escolarização. Em face desses procedimentos investigativos com a literatura infantil na sala de aula, na presente produção, trabalhamos com os estudos dos seguintes pesquisadores/as para nossa fundamentação teórica: Zilberman ; Cosson ; Bachelard ; Palo e Oliveira e outros autores/as renomados na área de ensino de literatura infantojuvenil e formação leitora.
Palavras-chave: Literatura infantil. Formação de leitores Letramento literário. Clarice Lispector.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antônio da Costa Leal e Lídia do Valle Santos Leal. Rio de Janeiro: Livraria Eldorado Tijuca, 1976. (Coleção Quid).
BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. 2. ed. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos. Tradução Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Editora 34, 2002. (Coleção Espírito Crítico).
BRANDAO, A. C. P. (Org.); ROSA, E. C. S. (Org.). Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. v. 1. p.189.
CAMARGO, L. Ilustração do livro infantil. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1995.
CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade. Tradução de Klauss Brandini Gerhardt. São Paulo: Paz e Terra, 1999b.
CARNEIRO, Flávio. Por onde anda a louca da casa? In: Revista do Centro de Estudos Portugueses. – v. 26, n. 35. – Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, jan. – jun. 2006. 127 – 191.
COSSON, Rildo. Letramento literário. Teoria e Prática. São Paulo: Contexto, 2006.
COSSON, Rildo. Círculos de leituras e letramento literário. São Paulo: Contexto,
FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados. Cortez, 1989.
KLEIMAN, A. B. Introdução: O que é letramento? Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: _______ (org.). Os significados do letramento. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
LISPECTOR, Clarice. A vida íntima de Laura. Ilustrações de Flor Opazo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
LISPECTOR, Clarice. Perto do coração selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
LISPECTOR, Clarice. Aprendendo a viver. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
LOURENÇO FILHO, M. B. Como aperfeiçoar a literatura infantil. Revista Brasileira (RJ), v. 3, n. 7, p. 146-169, set. 1943.
PAULA, Flávia Ferreira de; FERNANDES, Célia Regina Delácio. Políticas públicas de leitura e formação de leitores: um estudo do projeto literatura em minha casa. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/277125181_politicas_publicas_de_leitura_e_formacao_de_leitores_um_estudo_do_projeto_literatura_em_minha_casa>. Acesso em: 03 maio. 2021.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania (Orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
PALO, Maria José; D. OLIVEIRA, Maria Rosa. Literatura Infantil: voz de criança. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.
SOUZA, Renata Junqueira; BORTOLANZA, Ana Maria Esteves. Leitura e literatura para crianças de 6 meses a 5 anos: livros, poesias e outras ideias. In: SOUZA, Renata Junqueira de. LIMA, Elieuza Aparecida de. (orgs.). Leitura e cidadania: ações colaborativas e processos formativos. Campinas: Mercado de Letras, 2012.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2001.
ZILBERNAN, Regina. Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2003.
ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1985.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.