A vida íntima de Laura na sala de aula

Autores

  • Felipe Eduardo Pereira Cruz Mestrando em Estudos da Linguagem (PPGEL) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudo e Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-8420-8834
  • Valdenides Cabral de Araújo Dias Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83393

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Formação de Leitores, Letramento Literário, Clarice Lispector

Resumo

Neste artigo evidencia-se um estudo sobre a potencialização transformadora da identidade leitora na etapa da educação infantil a partir da Literatura infante de Clarice Lispector. Nessa perspectiva, este estudo objetiva propor uma análise empírica literária fundamentada no letramento e no processo formativo da identidade leitora dos educandos nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Em consonância com a proposta de análise da obra A vida íntima de Laura de Lispector, a pesquisa de cunho bibliográfico e analítico acerca da literatura infantil entrelaça-se à identidade leitora que corrobora com o desenvolvimento da criança em contato direto com o texto literário, a partir da prática pedagógica e os conceitos que formalizam essa práxis. Somado a isso, a abordagem qualitativa da pesquisa propõe ainda realizar um estudo exploratório frente à contribuição que a literatura infantil clariceana pode trazer para a formação desta identidade leitora, despertando a importância consciente do sujeito através da riqueza literária que garante emancipação leitora e formativa em fase de escolarização. Em face desses procedimentos investigativos com a literatura infantil na sala de aula, na presente produção, trabalhamos com os estudos dos seguintes pesquisadores/as para nossa fundamentação teórica: Zilberman ; Cosson ; Bachelard ; Palo e Oliveira  e outros autores/as renomados na área de ensino de literatura infantojuvenil e formação leitora.

Palavras-chave: Literatura infantil. Formação de leitores Letramento literário. Clarice Lispector.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antônio da Costa Leal e Lídia do Valle Santos Leal. Rio de Janeiro: Livraria Eldorado Tijuca, 1976. (Coleção Quid).

BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. 2. ed. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos. Tradução Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Editora 34, 2002. (Coleção Espírito Crítico).

BRANDAO, A. C. P. (Org.); ROSA, E. C. S. (Org.). Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. v. 1. p.189.

CAMARGO, L. Ilustração do livro infantil. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1995.

CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade. Tradução de Klauss Brandini Gerhardt. São Paulo: Paz e Terra, 1999b.

CARNEIRO, Flávio. Por onde anda a louca da casa? In: Revista do Centro de Estudos Portugueses. – v. 26, n. 35. – Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, jan. – jun. 2006. 127 – 191.

COSSON, Rildo. Letramento literário. Teoria e Prática. São Paulo: Contexto, 2006.

COSSON, Rildo. Círculos de leituras e letramento literário. São Paulo: Contexto,

FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados. Cortez, 1989.

KLEIMAN, A. B. Introdução: O que é letramento? Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: _______ (org.). Os significados do letramento. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

LISPECTOR, Clarice. A vida íntima de Laura. Ilustrações de Flor Opazo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

LISPECTOR, Clarice. Perto do coração selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

LISPECTOR, Clarice. Aprendendo a viver. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.

LOURENÇO FILHO, M. B. Como aperfeiçoar a literatura infantil. Revista Brasileira (RJ), v. 3, n. 7, p. 146-169, set. 1943.

PAULA, Flávia Ferreira de; FERNANDES, Célia Regina Delácio. Políticas públicas de leitura e formação de leitores: um estudo do projeto literatura em minha casa. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/277125181_politicas_publicas_de_leitura_e_formacao_de_leitores_um_estudo_do_projeto_literatura_em_minha_casa>. Acesso em: 03 maio. 2021.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania (Orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

PALO, Maria José; D. OLIVEIRA, Maria Rosa. Literatura Infantil: voz de criança. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.

SOUZA, Renata Junqueira; BORTOLANZA, Ana Maria Esteves. Leitura e literatura para crianças de 6 meses a 5 anos: livros, poesias e outras ideias. In: SOUZA, Renata Junqueira de. LIMA, Elieuza Aparecida de. (orgs.). Leitura e cidadania: ações colaborativas e processos formativos. Campinas: Mercado de Letras, 2012.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2001.

ZILBERNAN, Regina. Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2003.

ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1985.

Downloads

Publicado

06.02.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro