Sustentabilidade na apicultura: Um relato de experiência no apíario Escola da ACAJAMAN-PB
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.22331Palavras-chave:
EducaçãoResumo
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas no Apiário Escola da Associação Cultural e Agrícola dos Jovens Ambientalistas da Paraíba - (ACAJAMAN-PB), o intuito principal do apiário é a criação racional de abelhas Africanizadas (Apis mellífera), tendo também como propósito servir de espaço para formação, incentivar a quem desejar conhecer ou iniciar a criação de abelhas. A ACAJAMAN-PB está localizada no município de Alagoa Nova, cidade do estado da Paraíba. O método adotado para a pesquisa foi à descritiva, de natureza exploratória, é um método qualitativo, o levantamento dos dados de campo foi realizado entre os meses de setembro a novembro de 2023, com a finalidade de acompanhar e registrar todas as atividades realizadas no Apiário Escola. Esta experiência resultou no acompanhamento das atividades propostas pelo roteiro do plano de trabalho, relacionadas à limpeza do apiário, revisão das colmeias, alimentação das colmeias, vivenciando as atividades na captura de exames de abelhas, e acompanhamento do exame capturado. O Apiário Escola serve como um modelo que ilustra como a integração de práticas sustentáveis pode gerar benefícios significativos, não apenas para os apicultores, mas para toda a cadeia produtiva e para o meio ambiente em geral garantir um futuro saudável para as abelhas um futuro mais equilibrado e harmonioso para as gerações presentes e futuras.
Downloads
Referências
ACAJAMAN. Associação Cultural e Agrícola dos Jovens Ambientalistas de Alagoa Nova-PB. Um pouco mais sobre a instituição. Disponível em: https://legado.educacaoeparticipacao.org.br/instituicoes/associacao cultural-e-agrícola-dos-jovens-do-município-de-alagoa-nova/. Acesso em: 28 out. 2023.
ALVES GOMES, M. H. A. G.; SOUZA DE OLIVEIRA, L.; FLORENTINO SILVA, A.; ARAÚJO CHRISTINI VIEIRA, M. Sustentabilidade comunitária: fortalecimento da atividade apícola e implantação de quintais produtivos - relato de experiência. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 211–223, 2023. Disponível em:
https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/593. Acesso em: 31 out. 2023.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e Estados. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pb/alagoa-nova.html.
LANGSTROTH, L.L. A Practical Treatise on the Hive and Honey-Bee, v.101, o39- 55,1878.
MARTINHO, C. et al. Apicultura: revisão de literatura. Revista Lusófona de Ciência e Medicina Veterinária, v. 12, p. 1-17, 2022.
OLIVEIRA, V. M. de. (2017). Aspectos econômicos e ambientais da apicultura desenvolvida pela agricultura familiar no sertão do Araripe, Pernambuco. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 7(1), 99–104.
PASCHOAL, Thiago Stock; PASCHOAL, Juliana Beal. Implantação de apicultura em uma propriedade de agricultura familiar. Revista Cultivando o Saber, v. 6, n. 4, p. 155-165, 2013.
VIDAL, M. D. F. Produção de mel na área de atuação do BNB. Caderno Setorial ETEBE, p.1–10, 2020.
WIESE, Helmuth. Apicultura novos tempos – Guaíba: Agropecuária, 2000.
WOLFF, Luis Fernando. Apicultura sustentável na propriedade familiar de base ecológica. 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.