O uso do e-portfólio Seesaw na educação

Autores

  • Walter Rodrigues Marques Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de Arte - Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC-MA)
  • Francilene Silva Cruz Especialista em Gestão Integradora. Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC-MA)
  • Luiz Cláudio Azevedo Gomes Especialista em Literatura e Ensino. Secretaria de Educação/Unidade Regional de Educação (URE)
  • Diêgo Jorge Lobato Ferreira Doutorando em Design, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP; Professor nas áreas de Design e Artes Visuais do Instituto Federal do Maranhão – IFMA
  • Andréa Luísa Frazão Silva Doutoranda em Artes - Universidade Estadual Paulista – UNESP. SEMED de São Luís-MA

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22017

Palavras-chave:

Educação

Resumo

O e-portfólio está alinhado ao tema dos ambientes virtuais de aprendizagem e habitats digitais.  O artigo explora o potencial das TDIC na educação, destacando o App Seesaw como e-portfólio. Os trabalhos e atividades realizadas em outros Apps podem ser postados nesse e-portfólio por meio do link de origem do trabalho. A utilidade e eficiência desse e-portfólio é que, se determinado indivíduo tem uma gama de produções, o Seesaw é um dos Apps que armazena em um só lugar, o link para essas produções. A vantagem é que é um App gratuito e pode ser utilizado por professores e seus alunos ou público geral. Discorre-se brevemente sobre a profissão e formação docente para contextualizar e situar a discussão do emprego desse e-portfólio na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOOK CREATOR. Disponível em:<https://bookcreator.com/>. Acesso em: 3 jul. 2023.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

FLICK, O. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

MARQUES, Walter Rodrigues. A psicologia da educação e a prevenção/intervenção do bullying no ambiente escolar: revisão da literatura por meio de etnografia virtual. 2022. TCC (Especialização em Psicologia da Educação) - da Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2022.

MARQUES, W. R.; ALVES, L. B. M. A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E A PREVENÇÃO/INTERVENÇÃO AO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO DA LITERATURA POR MEIO DE ETNOGRAFIA VIRTUAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 3, n. 12, p. e3122314, 2022. DOI: 10.47820/recima21.v3i12.2314. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/2314. Acesso em: 16 nov. 2023.

MARQUES, W.R.; FERREIRA, D.J.L.; CUTRIM, D.S.P.; VIANA, M.N.G.; FREITAS, M.D.; COSTA, R.C.; ROCHA, L.F.B.V.; SOARES, H.A. Profissionalidade docente: Saber e busca de reconhecimento. Braz. J. of Develop., Curitiba, v.6, n.12, p.97692-97711 dec. 2020.

MARQUES, W. R. Metaverso e educação: uma revisão da literatura. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l, v. 3, n. 10, p. e3102064, 2022. DOI: 10.47820/recima21.v3i10.2064. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/2064. Acesso em: 9 jul. 2023.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

PINHEIRO, C. Seesaw: The Learning Journal. [9 de janeiro de 2017]. APPS PARA A EDUCAÇÃO: Rede de bibliotecas escolares, aplicações para dispositivos móveis. Disponível em: <https://appseducacao.rbe.mec.pt/2017/01/09/seesaw-the-learning-journal-2/>. Acesso em: 1 jul. 2023.

REIS, C. R. N. Metodologia da pesquisa em educação. São Luís: UEMAnet, 2018.

SEESAW. Disponível em: <https://web.seesaw.me/>. Acesso em: 3 jul. 2023.

Downloads

Publicado

18.12.2023

Artigos Semelhantes

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)