Formar para as relações étnico-raciais: as ações do programa de incentivo à licenciatura

Autores

  • Ana Cristina Silva Daxenberger Doutora em Educação Escolar pela UNESP, Professora Associada III da UFPB
  • Pedro Henrique Felix da Silva Licenciado em Ciências Biológicas pela UFPB. Ex-bolsista do Prolicen/UFPB
  • Thamisis Maia de Medeiros Bezerra Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela UFPB. Ex-bolsista do Prolicen/UFPB
  • Raiane dos Santos Silva Licencianda em Ciência Biológicas pela UFPB. Membro do Prolicen/UFPB
  • Jessiane Bezerra Gomes Licencianda em Ciência Biológicas pela UFPB. Ex-Membro do Prolicen/UFPB e Membro do Residência Pedagógia/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20897

Palavras-chave:

Ensino, Educação

Resumo

Educar para as relações étnico-raciais tem sido essencial para o enfrentamento à discriminação, ao preconceito e ao racismo, e está previsto nas leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008. Considerando o que se espera em preceitos legais, o presente artigo tem por objetivo apresentar as ações desenvolvidas no Programa de Incentivo à Licenciatura (Prolicen), desenvolvido no curso de Ciência Biológicas, no Campus de Areia, da Universidade Federal da Paraíba, durante o ano de 2022. As ações desenvolvidas, além dos estudos teóricos e debates, foram práticas educativas em duas escolas públicas, sendo uma de 9º ano e 1º ano de ensino médio, com 8 encontros junto aos educandos da educação básica. Podemos afirmar que a experiência no Prolicen, pelos graduandos possibilitou reflexões e a construção de práticas antirracistas em espaços educativos distintos, fomentando discussões sobre a identidade afro-brasileira e indígena, além de possibilitar a compreensão sobre a responsabilidade profissional e política dos envolvidos no combate ao racismo, a valorização da cultura afro-indígena brasileira e no fomento a práticas exitosas na perspectiva decolonial do currículo.

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Publicado

31.05.2023

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