Complexidade e Transdisciplinaridade no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83156Palavras-chave:
Ensino, Educação, PedagogiaResumo
Este trabalho busca analisar a Transdisciplinaridade e a Complexidade no Ensino Superior, apresentando como as suas práticas e nuances no cotidiano universitário. Podem trazer novas formas de ver e entender a natureza, a vida, os seres humanos, pilares importantes na construção do saber e ampliação da visão conceitual de cidadania. A metodologia utilizada foi a revisão do tipo narrativa, com obtenção dos dados a partir de publicações da literatura específica. O conceito de transdisciplinaridade surgiu a partir do Teorema de Gödel e foi amplamente difundido por Edgar Morin. A metodologia da transdisciplinaridade busca ultrapassar os limites de uma única disciplina, utilizando a inter, multi e pluridisciplinaridade para combinar informações e metodologias e buscar novos caminhos para chegar ao conhecimento. A transdisciplinaridade reconhece os valores dos diversos saberes e conecta-os através das mais diversas áreas do conhecimento. A ação pedagógica transdisciplinar é eficaz à melhoria das dinâmicas de ensino-aprendizagem, possibilitando compreensões mais significativas, plurais e integradas à leitura macro da sociedade. No entanto, estabelecer um processo educacional que estabeleça as necessárias conexões multifocais de uma área de conhecimento com as demais é desafiador. Para melhor entendimento do conceito de transdisciplinaridade, é importante compreender o significado de complexidade, que é descrito como algo confuso, complicado e capaz de abranger muitos elementos. É importante que se desenvolvam práticas pedagógicas voltadas para a transdisciplinaridade, a fim de ampliar as possibilidades de interpretação e aplicabilidade de saberes e tornar a aprendizagem mais complexa e multidimensional.
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