Complexidade e Transdisciplinaridade no Ensino Superior

Autores

  • Edinete Lúcio Pereira Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal (PPGCSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patos, Paraíba https://orcid.org/0000-0003-2160-1617
  • Mayla de Lisbôa Padilha Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal (PPGCSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patos, Paraíba https://orcid.org/0000-0001-6255-2781
  • Flaubert Cirilo Jerônimo de Paiva Docente e Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos - vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), Patos, Paraíba https://orcid.org/0000-0001-8975-4690
  • André Luiz Dantas Bezerra Professor titular na Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP), Cajazeiras-PB, Professor e Coordenador do Curso de Odontologia na Faculdade São Francisco do Ceará (FASC), Iguatu-C https://orcid.org/0000-0002-0547-5772

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83156

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Pedagogia

Resumo

Este trabalho busca analisar a Transdisciplinaridade e a Complexidade no Ensino Superior, apresentando como as suas práticas e nuances no cotidiano universitário. Podem trazer novas formas de ver e entender a natureza, a vida, os seres humanos, pilares importantes na construção do saber e ampliação da visão conceitual de cidadania. A metodologia utilizada foi a revisão do tipo narrativa, com  obtenção dos dados a partir de publicações da literatura específica. O conceito de transdisciplinaridade surgiu a partir do Teorema de Gödel e foi amplamente difundido por Edgar Morin. A metodologia da transdisciplinaridade busca ultrapassar os limites de uma única disciplina, utilizando a inter, multi e pluridisciplinaridade para combinar informações e metodologias e buscar novos caminhos para chegar ao conhecimento. A transdisciplinaridade reconhece os valores dos diversos saberes e conecta-os através das mais diversas áreas do conhecimento. A ação pedagógica transdisciplinar é eficaz à melhoria das dinâmicas de ensino-aprendizagem, possibilitando compreensões mais significativas, plurais e integradas à leitura macro da sociedade. No entanto, estabelecer um processo educacional que estabeleça as necessárias conexões multifocais de uma área de conhecimento com as demais é desafiador. Para melhor entendimento do conceito de transdisciplinaridade, é importante compreender o significado de complexidade, que é descrito como algo confuso, complicado e capaz de abranger muitos elementos. É importante que se desenvolvam práticas pedagógicas voltadas para a transdisciplinaridade, a fim de ampliar as possibilidades de interpretação e aplicabilidade de saberes e tornar a aprendizagem mais complexa e multidimensional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, M. M. S. O pensamento complexo: desafios emergentes para a educação on-line. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n° 36. Rio de Janeiro, 2012.

COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. Research methods in education. [s.l.]: Taylor and Francis, 2003.

D’ÁVILA, M. C.; SONNEVILLE, J. Trilhas Percorridas na Formação de Professores: da epistemologia da prática à fenomenologia existencial. In: D’ÁVILA, M. C.; VEIGA, I. P. A. (Orgs.). Profissão Docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2013.

FAZENDA, I. Didática e interdisciplinaridade. 11 edição. Campinas, SP: Papirus 2006.

FERRAZ, A. P. C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod., v. 17, n. 2, P. 421-431, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GERALDI, J.; MAYLOR, H.; WILLIAMS, T. Now, let's make it really complex (complicated): A systematic review of the complexities of projects. International Journal of Operations & Production Management, v. 31, n. 9, p. 966–990, 2011.

GLEICK, J. Caos: a criação de uma nova ciência. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

HERTOGH, M.; WESTERVELD, E. Playing with complexity: management and organization of large infrastructure projects. Erasmus University Rotterdam. 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/1765/18456. Acesso em: 20 out. 2022.

JAPIASSU, H; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. 2a ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.

KORTE, G.: A transdisciplinaridade e a metodologia. In: II Congresso Mundial de Transdisciplinaridade. Vitória/ Vila Velha – Brasil, Setembro de 2005.

LEFF, E. Complexidade, interdisciplinaridade e saber ambiental. In: Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus, 2000, pp. 22-50.

LUKOSEVICIUS, A. P.; MARCHISOTTI, G. G.; SOARES, C. A. P. Panorama da complexidade: principais correntes, definições e constructos. Sistemas & Gestão, 2016, pp 455-465. Disponível em: https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/1157/530. Acesso em: 12 out. 2022.

LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 2005.

MORETTO, V. P. Prova: um momento privilegiado de estudo não um acerto de contas. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

MORIN, E. Por uma reforma do pensamento. In: NASCIMENTO, E. P; PENA-VEJA, A. (Orgs.). O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2001

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.

MORIN, E. Notas para um “Emílio” Contemporâneo. In: PENA-VEJA, A.; ALMEIDA, C. R. S.; PETRAGLIA, I. (Orgs). Edgar Morin: Ética, Cultura e Educação. São Paulo: Ed. Cortez, 2003.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

MORIN, E. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MORIN, E. É hora de mudarmos de via: lições do coronavírus. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2021.

NEWMAN, M. E. J. Networks: An Introduction. PMI (Project Management Institute). Navigating complexity: a practice guide. Oxford University Press, 2010, p. 1-113.

PONCHIROLLI, O. A teoria da complexidade e as organizações. Revista Diálogo Educacional, v. 7, n. 22, p. 81-100, 2007.

REMINGTON, K.; POLLACK, J. Tools for complex projects. Aldershot, Hampshire, UK: Gower, 2007.

RENSBURG, A. C. J. V. Can complexity analysis support business performance insight? South African Journal of Industrial Engineering, v. 23, p. 16–28, 2012.

RIBEIRO, M. M. G.A Complexidade da Aprendizagem: destaque ao ensino superior. Construção Psicopedagógica, v. 18, n. 17, p. 142-149, 2010.

ROTHER, E. T. Revisão Sistemátiva x Revisão Narrativa. Revista Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2, 2007.

SANTOS, A. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista brasileira de educação, v. 13, n. 37, p. 71-83, 2008.

SANTOS, B. S. Epistemologias do Sul. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 80, p. 5-10, 2008.

SOMMERMAN, A. Complexidade e Transdisciplinaridade. In: I Encontro Brasileiro de Estudos da Complexidade (ANAIS), 2005. Disponível em: http://www.ufrrj.br/leptrans/arquivos/complex.pdf. Acesso em: 20 out. 2022.

SANTOS, A.; SOMMERMAN, A. Complexidade e transdisciplinaridade: em busca da totalidade perdida. Conceitos e práticas na educação. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SILVA FILHO, R. S.; SILVA, A. B. Relato de experiência sobre estratégias e metodologias no processo de ensino-aprendizagem de desenho técnico na Educação Profissional Tecnológica na Pandemia da COVID-19. In: RIOS, E. N.; ALVES, M. S. (Orgs.). Formação Docente e Práticas Pedagógicas. Ibicaraí, BA: Ed. Via Litterarum, 2022.

TARDIF, M. Saberes docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

WHITTY, S. J., MAYLOR, H. And then came Complex Project Management (revised). International Journal of Project Management, v. 27, n. 3, p. 304–310, 2009.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Downloads

Publicado

06.04.2023

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)