Coordenador pedagógico e o ensino remoto: práticas e desafios frente a pandemia

Autores

  • Angélica do Nascimento Castro Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20724

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Pedagogia

Resumo

Este artigo aborda o papel do coordenador escolar frente a pandemia, sua atuação atua diante dos desafios no qual as aulas remotas submeteram o sistema educacional. Tem-se como objetivo apresentar as contribuições do coordenador pedagógico como mediador na construção de uma escola comprometida com resultados positivos na educação; demonstrar a importância da troca de experiências entre os professores e coordenador, na discussão e sistematização de práticas pedagógicas eficazes; frisar a necessidade da parceria entre família e escola com intuito de alcançar resultados satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem; bem como garantir ao aluno uma aprendizagem articulada e eficaz e ao professor, a possibilidade de ações interdisciplinares. Buscou-se o auxílio dos autores: Mesquita e Araújo (2020), Oliveira e Menezes (2018), Rodrigues (2013), Santos (2021). Portanto, entende-se que o papel do coordenador é essencial para o desenvolvimento de práticas educacionais eficazes, já que, ele lida dia a dia com o professor e por meio de um trabalho de parceria conseguem alcançar resultados satisfatórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MESQUITA, A. R. da S.; ARAÚJO, B. P. Relatos do papel do coordenador pedagógico na educação infantil no contexto das políticas públicas em fase de pandemia covid-19. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Campina Grande. Anais […]. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69493. Acesso em: 26 jul. 2022.

OLIVEIRA, I. C.; MENEZES, I. V. Revisão de literatura: o conceito de gestão escolar. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 169, p. 876-900, jul./set. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/h8K6zLFps4LjXwjkqnBGPyD/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 26 jul. 2022.

RODRIGUES, J. R. de M. O papel do coordenador pedagógico na coordenação pedagógica: O caso de um Centro Educacional do Distrito Federal. 2013. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/8469/1/2013_JulianaRuasDeMenezesRodrigues.pdf. acesso em: 26 jul. 2022.

SANTOS, J. F. Coordenador pedagógico e o ensino remoto: práticas e desafios frente à pandemia. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 11, n. 2, p. 1-4, e32806, jul./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32806. Acesso em: 26 jul. 2022.

SCHOENBERGER, V. Perspectivas sobre o trabalho do coordenador pedagógico e do orientador da área. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, ano 5, v. 7, n. 4, p. 17-28, jul. 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/coordenador-pedagogico. Acesso em: 26 jul. 2022.

SOUSA. Karink L; LIMA, Francisco Anacleto de. GESTÃO ESCOLAR: desafios e possibilidades frente ao ensino remoto/híbrido no processo de ensino-aprendizagem na Escola Indígena Brolho da terra. In: ARAUJO, Josemar Figueiredo (org). Direitos humanos sob conhecimento e desconstrução/ Josemar Figueiredo Araújo (org). -Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2022.

Downloads

Publicado

29.05.2023

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.