Simulação realística e cenários simulados de primeiros socorros: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.22952Palavras-chave:
SaúdeResumo
O ensino simulado objetiva aprimorar a educação, treinamento, performance, raciocínio clínico e a pesquisa, além de ser uma estratégia de aprendizagem significativa. Objetivo: Relatar a vivência do ensino-aprendizagem de Primeiros Socorros, em cenários simulados, para estudantes dos cursos da área da saúde da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre o uso de cenários simulados de primeiros socorros com estudantes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Odontologia, Farmácia e Nutrição. Foram realizadas quatro simulações no segundo semestre letivo de 2022 com a participação de 104 estudantes matriculados no componente curricular “Primeiros Socorros”. Resultados: Foram construídos 10 cenários em cada simulação, e para sua construção e avaliação, o docente forneceu um roteiro de ações para a montagem. Conclusões: Conclui-se que a simulação é uma estratégia de ensino, na qual é possível visualizar as habilidades práticas e os conhecimentos adquiridos ao decorrer do componente curricular, além de aperfeiçoar a comunicação, o raciocínio, a técnica e a tomada de decisões. Contribuições para enfermagem: O uso da simulação realística em saúde proporciona a criação de cenários próximos do real, desenvolvendo habilidades que permitem o erro e o acerto na sua execução e a reflexão durante a atividade, elemento importante para o aprendizado do estudante.
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