Questões socioambientais, educação e construção planetária: estudo em escolas públicas do município de Saúde - Bahia
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83534Palavras-chave:
Educação ambiental, Sustentabilidade, Meio ambienteResumo
Este artigo tem como objetivo compreender o papel da comunidade escolar na construção da cidadania planetária através dos conteúdos socioambientais e das metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas nos componentes curriculares de escolas municipais de ensino fundamental no município de Saúde – Bahia. O trabalho apresenta um problema de relevância humana, voltada para o aspecto educacional-socioambiental e tem como papel fundamental o de servir como veículo inteligente e ativo entre o conhecimento acumulado na área e as novas evidências que serão estabelecidas a partir da pesquisa qualitativa. Buscamos apoiar-nos em técnicas e métodos com características de índole fenomenológica, na busca de uma metodologia para a obtenção de dados descritivos, construídos no contato direto do pesquisador com a situação estudada, elevando a importância do sujeito no processo de construção do conhecimento. Conclui-se que, as cinco escolas pesquisadas da rede pública do município de Saúde - Bahia, caminham para a construção de propostas de trabalho e metodologias adequadas de acordo com sua realidade, apesar de alguns docentes relatarem que o “conservadorismo” e a fragmentação dos saberes ainda estão presentes. Acreditamos que as mudanças na escola virão de um processo lento baseado na própria característica da cultura organizacional da mesma, consciente de que se faz necessário persistir na pesquisa acerca da construção de uma educação que perceba o mundo vivo como uma rede de relações a qual busque trabalhar conceitos flexíveis e abertos ao novo, ao imprevisto, a um horizonte de novos caminhos a percorrer dentro da prática educativa.
Downloads
Referências
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. São Paulo, Petrópolis, 2001.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. São Paulo: Artmed, 2000.
GUIMARÃES, Mauro. Armadilha paradigmática na educação ambiental. In LOUREIRO, C.F.B.; LAYRARGUES, P.P.; CASTRO, R.S.de (orgs.). Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.
MONTEIRO, A F. A Questão Ambiental na Geografia do Brasil: A propósito da validade, espacialização e pesquisa universitária. Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.
Moran, Emílio F.: A Ecologia Humana das Populações da Amazônia. Petrópolis: Vozes, 1990.
Morin, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro, Bertrand, 2000.
SANTOS, Boaventura de Souza. Reinventar a democracia. Lisboa: Edições Gradiva, 2002.
TRIVIÑOS, Augusto Silva. Introdução à pesquisa em ciência sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo. Atlas. 1987.
UNESCO. Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014. Documento final do plano internacional de implementação. Brasília: UNESCO, OREALC, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.