Mètodo FOCUS-PDCA em hospitais

Autores

  • Douglas Nuernberg de Matos Mestre em Ciências Farmacêuticas, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22949

Palavras-chave:

FOCUS-PDCA, Melhoria contínua, Gestão da qualidade, Hospital

Resumo

A percepção da necessidade de uma gestão mais efetiva num ambiente onde há baixa qualidade dos serviços de saúde e há limitação dos recursos financeiros faz com que métodos e ferramentas comumente adotados em outras áreas sejam adaptados para a área de saúde. Atualmente os hospitais têm demonstrado a tendência a utilizar a ferramenta FOCUS-PDCA. A adição do FOCUS, antes da aplicação do PDCA, pretende encontrar uma oportunidade de melhoria, organizar um time para a melhoria, esclarecer o status atual do processo e entender as causas das falhas que estão sendo observadas e selecionar a parte específica do processo que precisa ser melhorada. Uma abordagem integrada para a melhoria da qualidade deve ter rigor o suficiente para que se possa obter visibilidade de partes do processo que não são vistos à primeira olhada. Sem uma abordagem estruturada e rigorosa de um programa para melhoria da qualidade, que seja apoiada pela alta direção do hospital, muitos processos ineficientes do hospital de saúde vão continuar apresentando problemas. O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica, de caráter descritivo sobre os temas de gestão da qualidade, melhoria contínua e FOCUS-PDCA. Foi possível demonstrar também que a metodologia é perfeitamente aplicável ao setor saúde e que pode trazer resultados significativos, desde que corretamente aplicados e com o comprometimento da alta direção do hospital. . É possível, através deste trabalho, desenvolver adequada visão inicial sobre o tema e pode servir de ponto de partida para novos estudos nesta área.

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Publicado

13.05.2024