Simulação realística e cenários simulados de primeiros socorros: relato de experiência

Autores

  • Paula Michele Lohmann
  • Camila Marchese
  • Marilis de Castro

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22952

Palavras-chave:

Saúde

Resumo

O ensino simulado objetiva aprimorar a educação, treinamento, performance, raciocínio clínico e a pesquisa, além de ser uma estratégia de aprendizagem significativa. Objetivo: Relatar a vivência do ensino-aprendizagem de Primeiros Socorros, em cenários simulados, para estudantes dos cursos da área da saúde da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre o uso de cenários simulados de primeiros socorros com estudantes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Odontologia, Farmácia e Nutrição. Foram realizadas quatro simulações no segundo semestre letivo de 2022 com a participação de 104 estudantes matriculados no componente curricular “Primeiros Socorros”. Resultados: Foram construídos 10 cenários em cada simulação, e para sua construção e avaliação, o docente forneceu um roteiro de ações para a montagem. Conclusões: Conclui-se que a simulação é uma estratégia de ensino, na qual é possível visualizar as habilidades práticas e os conhecimentos adquiridos ao decorrer do componente curricular, além de aperfeiçoar a comunicação, o raciocínio, a técnica e a tomada de decisões. Contribuições para enfermagem: O uso da simulação realística em saúde proporciona a criação de cenários próximos do real, desenvolvendo habilidades que permitem o erro e o acerto na sua execução e a reflexão durante a atividade, elemento importante para o aprendizado do estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Butafava, E. P. d. A., Oliveira, R. A. d., & Quilici, A. P. (2022). Satisfação e autoconfiança de estudantes na simulação realística e a experiência de perpetuação do saber. Revista Brasileira de Educação Médica, 46(4), e166. https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.4-20210479.

Garcia, M. A. A. (2001). Saber, agir e educar: o ensino-aprendizagem em serviços de Saúde. Interface - Comunic, Saúde, Educ, 5(8), 89-100.

https://doi.org/10.1590/S1414-32832001000100007.

Gomes de Abreu, A., Selma de Freitas, J., Berte, M., Rosa Persegona Ogradowski, K., & Nestor, A. (31 dC, dezembro). O uso da simulação realista como metodologia de ensino e aprendizagem para as equipes de enfermagem de um hospital infanto-juvenil: relato de experiência. Ciência & Saúde , 162–166. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faenfi/article/view/1787.

Fischer-Lichte, E., & Borja, M. (2013). Realidade e ficção no teatro contemporâneo. Sala Preta, 13(2), 14-32. https://doi.org/10.11606.

Kaneko, R. M. U., & Lopes, M. H. B. d. M. (2019). Cenário em simulação realística em saúde: o que é relevante para a sua elaboração? Rev Esc Enferm USP, 53. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2018015703453.

Magnago, TSB d. S., Silva, JS d., Lanes, TC, Ongaro, JD, Luz, EMF d., Tuchtenhagen, P., & Andolhe, R. (2020). Simulação realística no ensino de segurança do paciente: relato de experiência. Rev. UFSM-REUFSM , 10 (13), 1-16. https://doi.org/10.5902/2179769236616.

Montanha, D., & Peduzzi, M. (2010). Educação permanente em enfermagem: levantamento de necessidades e resultados esperados segundo a concepção dos trabalhadores. Rev Esc Enferm USP, 44(3), 597-604. https://www.scielo.br/j/reeusp/a/zPGpfhFqcZrCXbLVMNNskLK/?format=pdf&lang=pt.

Nascimento, M. S. d., & Magro, M. C. d. S. (2018). Simulação Realística: Método de Melhoria de Conhecimento e Autoconfiança de Estudantes de Enfermagem na administração de Medicamento. Rev Min Enferm, 22, e 1094. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20180024.

Ribeiro, V. d. S., Garbuio, D. C., Zamariolli, C. M., Eduardo, A. H. A., & Carvalho, E. C. d. (2018). Simulação clínica e treinamento para as Práticas Avançadas de Enfermagem: revisão integrativa. Acta Paul Enferm, 31(6), 659-666. https://doi.org/10.1590/1982-0194201800090.

Silva, A. D. S., Chavaglia, S. R. R., Pires, F. C., Pereira, C. B. d. M., Souza, I.F.D., Barichello, E., & Ohl, R. I. B. (2022). Simulação no Ensino de Urgência e Emergência para Enfermagem. Enfermagem em Foco, 13(1). https://doi.org/10.21675/2357-707X.2022.v13.e-202232ESP1

Veronese, A. M., Oliveira, D.L.L.C.D., Rosa, I. M. d., & Nast, K. (2010). Oficinas de Primeiros Socorros: relato de experiência. Rev Gaúcha Enferm.,, 31(1), 179-182. https://doi.org/10.1590/S1983-14472010000100025.

Downloads

Publicado

13.05.2024

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.