Reflexo da atuação da gestão escolar nos índices educacionais: a escola de ensino básico José De Sousa Moura em Itapipoca-CE

Autores

  • Paulo Marcio Marques Melo

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20727

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Pedagogia

Resumo

Este estudo vem demonstrar uma experiência exitosa da relação entre gestores escolares, equipe de professores, funcionários, pais e alunos na Escola de Educação Básica José de Sousa Moura situada na zona rural do município de Itapipoca no estado do Ceará que encontrava-se em situação de Escola Apoiada, classificação dada de acordo com os parâmetros do Governo do Estado do Ceará a qual era ajudada por uma escola com experiências exitosas do município de Forquilha-CE. O presente trabalho vem mostrar um estudo das estratégias pedagógicas, estudo analítico-estatístico dos índices pré e pós às intervenções pedagógicas da equipe gestora. Traça também um perfil socioeconômico dos alunos e da comunidade onde a escola está inserida. Por fim, todos esses dados foram compilados e analisados, todas as estratégias usadas descritas têm como finalidade demonstrar que uma participação ativa, fundamentada e com intervenções discutidas em grupo, tornando o aluno protagonista de sua aprendizagem faz com que o processo de ensino-aprendizagem tenha resultados exitosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 2 set. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. IDEB: Resultados e Metas. Versão 47.187. Brasília, DF: Ministério da Educação, [s. d.]. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/resultado/. Acesso em: 27 jul. 2022.

FREITAS, K. S. de. Pro gestão: como articular a gestão pedagógica da escola com as políticas públicas da educação para a melhoria do desempenhar escolar? (2009). Disponível em: https://www.sed.sc.gov.br. Acesso em 01 ago. 2022.

FURTADO, J. A gestão pedagógica: afinal o que é isso?. Júlio Furtado: Assessoria e Consultoria em Educação, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://www.juliofurtado.com.br/gestao_pedagogica.pdf. Acesso em: 27 jul. 2022.

LIB NEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001. 259 p.

LIB NEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

LIMA, Francisco Anacleto de; SANTOS, J.V. As concepções da prática pedagógica de freire sobre o olhar na formação profissional a partir da realidade da gestão escolar: uma análise da educação local. In: FERREIRA, Arthur Vianna; SIRINO, Márcio Bernardino (orgs). Formação de educadores populares no Brasil: encontros e desencontros. -Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2022. 84p

LIMA, Francisco Anacleto; SOUSA, Darlene Carvalho. O papel do professor na construção da linguagem oral e escrita na educação infantil. In: MEDEIROS, Janiara de Lima(Org.).Ensino e Educação: contextos e vivências. Campina Grande: Licuri, 2023, p. 191-203.v. 2.

SEDUC, Governo do Estado do Ceará. O SPAECE. In: O SPAECE. [S. l.], 1992. Disponível em: https://spaece.caedufjf.net/o-sistema/o-spaece/ .Acesso em 01 ago. 2022.

SOUSA. Karink L; LIMA, Francisco Anacleto de. GESTÃO ESCOLAR: desafios e possibilidades frente ao ensino remoto/híbrido no processo de ensino-aprendizagem na Escola Indígena Brolho da terra. In: ARAUJO, Josemar Figueiredo (org). Direitos humanos sob conhecimento e desconstrução/ Josemar Figueiredo Araújo (org). -Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2022.

Downloads

Publicado

29.05.2023