Os desafios pontuais do acompanhamento pedagógico durante o período pandêmico dos professores da rede pública

Autores

  • Sara Jania de Sousa Celestino Graduada em Letras Língua portuguesa, Pós graduanda em gestão escolar e coordenação pedagógica, cursando pedagogia e pós-graduação em língua portuguesa e literatura

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20722

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Pedagogia

Resumo

O estudo vem destacar que a presença do coordenador pedagógico, torna-se indispensável para o desenvolvimento escolar, pois cabe a ele a função de mediador no processo de aprendizagem, facilitando a prática docente. A pesquisa tem como objetivo conhecer os desafios do acompanhamento pedagógico com professores da rede municipal de ensino durante à pandemia, e assim descobrir as dificuldades de usar as tecnologias como um instrumento do acompanhamento pedagógico e ainda conseguir estabelecer as diferenças entre o acompanhamento presencial e remoto com os professores e por fim elencar os pontos positivos de fazer esse acompanhamento pedagógico remoto. Para desenvolvimento da pesquisa , baseou-se nos principais autores: Azevedo, Nogueira e Rodrigues (2012), Santana et al. (2021), Moran, Masetto e Behrens (2011), o texto fazem referência ao papel do coordenador pedagógico descobrir as, o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica, a dinâmica do ensino remoto na pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, J. B.; NOGUEIRA, L. A.; e RODRIGUES, T. C. O coordenador Pedagógico e suas reais funções no contexto escolar. Pesp. Online: hum. e sociais aplicadas, Campos dos Goytacazes, v. 4, n. 2, p. 21-30, 2012.

CAMILO, C. Ação no Chão da Escola. Mundo Escolar, Bela Vista, v. 2, n. 4, p.12-19, 2018.

COSTA, Arlindo (Organizador). Educação, Currículo e suas Dimensões. Campo Grande: Editora Inovar, 2023. 221p.PDF

SANTANA, O. M. M. L. de et al. (org). Educação do Ceará em Tempos de Pandemia: Experiências Municipais. Fortaleza: SEDUC; EdUECE, 2021. (Coleção Educação do Ceará em tempos de pandemia, v. 2). Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2021/10/educacao_do_ceara_em_tempos_de_pandemia_experiencias_municipaisv2.pdf. Acesso em: 26 jul. 2022.

MENEZES, A. H. N. et al. Metodologia científica: Teoria e aplicação da educação a distância. Petrolina: UNIVASP, 2019.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 19. ed. São Paulo: Papirus, 2011.

Downloads

Publicado

29.05.2023