Importância do reuso de águas residenciais como paradigma sustentável
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83842Palavras-chave:
Meio Ambiente, Direito Ambiental, LegislaçãoResumo
Os problemas relacionados a crise hídrica são cada vez mais frequentes, onde a água encontra-se ameaçada devido ao seu uso inadequado, escassez e qualidade. A educação ambiental surge como uma proposta estratégica para propor informações e alternativas concretas que minimizem os problemas ambientais à toda a comunidade, principalmente no âmbito educacional. Este estudo, teve o objetivo enfatizar a importância do reaproveitamento da água após utilização em atividades domésticas, dando ênfase as questões: identificação do nível de conhecimento e importância do reaproveitamento da água pelos alunos; conhecimento dos discentes acerca de métodos adotados para reutilização da água; participação dos mesmos em eventos com abordagem sobre o tema em questão e práticas de reuso adotadas no cotidiano. A pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2017, com 54 alunos pertencentes a duas turmas do 1º ano do ensino médio, em uma escola da rede pública estadual localizada em Petrolina-PE. Foram aplicados questionários contendo 07 perguntas objetivas, abordando o tema em questão. Os dados foram analisados de forma quantitativa e descritiva em relação ao objetivo da pesquisa realizada. Para análise dos dados foi realizada a contagem de todas as alternativas marcadas pelos discentes e calculada a porcentagem referente a cada uma destas alternativas. Acerca do tema abordado os alunos sabem do uso e da importância da reutilização da água, e quais as maneiras para que esse processo de captação ocorra, no entanto, há necessidade que o tema seja trabalhado numa perspectiva mais crítica, reflexiva e com mais frequência, dentre as várias demandas educativas.
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