Concepções de criatividade por educadores do ensino fundamental

Autores

  • Marina Silva Bicalho Rodrigues Mestre em Educação Ambiental, doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pela Universidade de Brasília. Membro do grupo de pesquisa Desenvolvimento Socioemocional, da Criatividade e de Talentos em Múltiplos https://orcid.org/0000-0001-7636-2479
  • Cristina Rodrigues Kotz Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pela Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0002-8987-7065

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83100

Palavras-chave:

Concepção de Criatividade, Educandos, Educadores, Criatividade

Resumo

O papel que o educador exerce no estímulo à criatividade dos educandos no período que estes se encontram nas escolas tem sido cada vez mais objeto de estudo de pesquisadores ao redor do mundo. A concepção que o professor tem sobre a criatividade pode influenciar na maneira como ele percebe e estimula o desenvolvimento dela nos estudantes. Desta forma, este estudo pretendeu analisar as concepções de criatividade de professores do Ensino Fundamental. Para coleta de dados foi utilizado um questionário composto por questões abertas realizado por meio do Google Forms. Os resultados apontam que a maior parte dos professores compreende a criatividade como o ato de criar, inovar, modificar, adaptar, improvisar, desenvolver produtos ou ideias e solucionar problemas.

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Publicado

04.04.2023

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