Educação Ambiental e Criatividade: Conexão para um Futuro Sustentável
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83538Palavras-chave:
Criatividade Verde, Educação Ambiental, SustentabilidadeResumo
A criatividade tem sido considerada uma das dimensões centrais tanto para a existência humana, quanto para o desenvolvimento – social, político, econômico, ambiental – da humanidade. Preparar cidadãos não apenas para identificar, mas, principalmente, para solucionar problemas atuais e futuros é primordial às sociedades contemporâneas. Para isso, serão exigidos cidadãos criativos, que saibam quando e o que fazer diante das diversas realidades e problemas associados a ela. No entanto, no futuro, não bastará apenas ser criativo; será importante também saber avaliar a necessidade e o impacto da criatividade no mundo. A proposta desse estudo é evidenciar a necessidade de discutir a interrelação entre a educação ambiental e o estímulo à criatividade verde para um futuro sustentável.
Downloads
Referências
Câmara dos Deputados. (2022). Constituição da República Federativa do Brasil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Clark, R. M., Stabryla, L. M., & Gilbertson, L. M. (2020). Sustainability coursework: Student perspectives and reflections on design thinking. International Journal of Sustainability in Higher Education, 21(3), 593–611. http://dx.doi.org/10.1108/IJSHE-09-2019-0275
Consorte-McCrea, A., & Newing, H. (2015). Creating spaces for interdisciplinary exchange in higher education: A case study. Local Economy, 30(3), 265–279. http://dx.doi.org/10.1177/0269094215578219
Csikszentmihalyi, M. (1996). Creativity: Flow and the psycology of discover and invention. HarperCollins.
Daskolia, M., Dimos, A., & Kampylis, P. (2012). Secondary teachers’ conceptions of creative thinking. International Journal of Environmental & Science Education, 7(2), 269–290. https://eric.ed.gov/?id=EJ990520
Gunter, P. A. (1985). Creativity and ecology. In M. H. Mitias (Org), Creativity in art, religion, and culture (pp. 107–116). Rodopi.
Huo, W., Li, X., Zheng, M., Liu, Y., & Yan, J. (2020). Commitment to human resource management of the top management team for green creativity. Sustainability, 12(3), Article 1008. https://doi.org/10.3390/su12031008
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. https://odsbrasil.gov.br/
Leff, E. (2009). Ecologia, Capital e Cultura. Vozes.
Leff, E. (2019). Heráclito: A Φύσις (Physis) e o Desocultamento da Vida. Desenvolvimento e Meio Ambiente, 54(1), 249–276. http://10.5380/dma.v54i0.74749. e-ISSN 2176-9109
Marouli, C. (2021). Sustainability education for the future? Challenges and implications for education and pedagogy in the 21st century. Sustainability, 13(5), 2–15. https://doi.org/10.3390/su13052901
Meitiyani, Elvianasti, M., & Dharma, A. P. (2021). Correlation between students creative thinking ability in solving environmental problem with achievement of environmental education. Advances in Social Science, Education and Humanities Research, 547(1), 275–281. https://doi.org/10.2991/assehr.k.210430.042
Ministério da Educação. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
Ministério do Meio Ambiente. (2004). Agenda 21 brasileira: ações prioritárias. Brasília. https://antigo.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-brasileira.html
Organisation for Economic Cooperation and Development. (2018). The future of education and skills: Education 2030. OECD. www.oecd.org/education/2030/E2030%20Position%20Paper%20(05.04.2018).pdf
Organização das Nações Unidas. (2015). Transformando nosso mundo: A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf
Runco, M. A. (2022). Positive creativity and the intentions, discretion, problem finding, and divergent thinking that support it can be encouraged in the classroom. Education Science, 12(5), Article 340. https://doi.org/10.3390/educsci12050340
Sandri, O. J. (2013). Exploring the role and value of creativity in education for sustainability. Environmental Education Research, 19(6), pp. 765–778. http://dx.doi.org/10.1080/13504622.2012.749978
Sato, M. (2021). Gente e Natureza nos Movimentos da Educação Ambiental. In E. Figueiredo de Sá, D. Andrade, & M. Ribeiro (Orgs), Memória, pesquisa e impacto social: O percurso formativo do programa de pós-graduação em educação da UFMT (pp. 76–88). Cuiabá: Carlini & Caniato Editorial.
Shaukat, S., Abiodullah, M., & Rashid, K. (2011). Prospective teacher´s beliefs regarding information seeking and responsible behaviour towards environment at post graduate level. Pakistan Journal of Psychology, 42(1), 101-117. http://www.pjpku.com/index.php/pjp/article/view/130
Spannring, R. (2019). Ecological Citizenship Education and the Consumption of Animal Subjectivity. Education Sciences, 9(1), 41-61. https://doi.org/10.3390/educsci9010041
Sternberg, R. J. (2016). Creativity, intelligence, and culture. In V. P. Glăveanu (Org), The palgrave handbook of creativity and culture research (pp. 77–100). Springer Nature. https://10.1057/978-1-137-46344-9
Tregidga, H., & Laine, M. (2021). On crisis and emergency: Is it time to rethink long-term environmental accounting? Critical Perspectives on Accounting, 82, 1–11. https://doi.org/10.1016/j.cpa.2021.102311
United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization. (2015). Rethinking education: towards a global common good? UNESCO Publishing. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232652
Xiang, X., & Meadows, M. E. (2020). Preparing adolescents for the uncertain future: Concepts, tools and strategies for teaching anthropogenic environmental change. Sustainability, 12(17), 1–12. https://doi.org/10.3390/su12176832
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.