Como ficou distribuído o conteúdo programático “Classificação Biológica” nos livros didáticos do novo ensino médio?

Autores

  • Rodrigo Ferreira da Silva Professor da Rede Estadual de Educação da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22635

Palavras-chave:

PNLD, Evolução, Taxonomia, Sistemática, Aprendizagem

Resumo

Com a implantação do Novo Ensino Médio, a partir de 2021 os livros didáticos também sofreram alterações, o FNDE/PNLD passou a distribuí-los num formato no qual os livros seriam organizados por área do conhecimento, e cada série do ensino médio receberia 2 volumes por ano de cada área. Este estudo teve como objetivo analisar como o conteúdo programático Classificação Biológica, e subtemas correlacionados, ficaram distribuídos nesse novo formato. Foram analisados 7 (sete) coleções, cada uma com 6 (volumes), totalizando 42 volumes. Constatou-se que em todas as coleções pelo menos um volume apresentava o conteúdo. Duas coleções, uma da editora Moderna e outra da FTD, foram as únicas tiveram todos os subtemas analisados presentes nos dois volumes da respectiva coleção. Distinção de Taxonomia e Sistemática dentro do macro conteúdo Classificação Biológica, no geral não mais continham erros ou conceitos confusos como nos livros anteriores. Estudos com este destinam-se a contribuir de certa forma com o aprimoramento e melhoria da qualidade dos livros didáticos.

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Publicado

11.05.2024

Edição

Seção

Capítulos do Livro