Ambientes virtuais de aprendizagem: perspectivas das concepções sócio-históricas de Vygotsky

Autores

  • Letícia Fernandes Costa Pedagoga, especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Campos Elíseos, Brasil. Membro do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83224

Palavras-chave:

Ambientes virtuais, EJA. Aluno. Aprendizagem, Tecnologias digitais, Educação, Vygotsky

Resumo

Com o advento das tecnologias, o processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais revela-se como um relevante instrumento metodológico presente nas instituições de ensino, independentemente do nível nos quais são oferecidos: Educação Infantil, Básica e Ensino Superior. No contexto do enfrentamento da pandemia da Covid-19, o isolamento social foi ação coletiva prática para a contenção da doença e com ela a necessidade do ensino a distância. Destarte, percebeu-se grande preocupação social com relação à construção efetiva do conhecimento por meio dos ambientes virtuais, principalmente, na educação básica. Para tanto, este estudo visou dialogar a respeito da educação sob uma perspectiva da psicologia pedagógica e; contribuir para a compreensão a respeito dos ambientes virtuais e suas possibilidades de aprendizagem sob as perspectivas das concepções sócio-históricas de Vygotsky.

 

Palavras-chave: Ambientes virtuais. Aprendizagem. Tecnologias. Educação. Vygotsky.

 

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Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro