Ambientes virtuais de aprendizagem: perspectivas das concepções sócio-históricas de Vygotsky
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83224Palavras-chave:
Ambientes virtuais, EJA. Aluno. Aprendizagem, Tecnologias digitais, Educação, VygotskyResumo
Com o advento das tecnologias, o processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais revela-se como um relevante instrumento metodológico presente nas instituições de ensino, independentemente do nível nos quais são oferecidos: Educação Infantil, Básica e Ensino Superior. No contexto do enfrentamento da pandemia da Covid-19, o isolamento social foi ação coletiva prática para a contenção da doença e com ela a necessidade do ensino a distância. Destarte, percebeu-se grande preocupação social com relação à construção efetiva do conhecimento por meio dos ambientes virtuais, principalmente, na educação básica. Para tanto, este estudo visou dialogar a respeito da educação sob uma perspectiva da psicologia pedagógica e; contribuir para a compreensão a respeito dos ambientes virtuais e suas possibilidades de aprendizagem sob as perspectivas das concepções sócio-históricas de Vygotsky.
Palavras-chave: Ambientes virtuais. Aprendizagem. Tecnologias. Educação. Vygotsky.
Downloads
Referências
BASTOS Marisa, GUIMARÃES, Eliane. Educação a distância na área de enfermagem: relato de uma experiência. Rev Latino-am Enfermagem. v. 11, n. 5, p. 685-691, 2003setembro-outubro.
BONA, Aline Silva De. DREY, Rafaela Fetzner. Piaget e Vygotsky: Um paralelo entre as ideias de cooperação e interação no desenvolvimento de um espaço de aprendizagemdigital. Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.2, n.1, 2013.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Parecer n. 15, de 1 de junho de 1998. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF, 1998b.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei n.o 9394/96). 20 de dezembro de 1996.
BRITO, Ronnie Fagundes de. Ambiente Virtual de Aprendizagem em Arquitetura e Design. . v.01. n.6,p.188-210 2007.
CASTRO, Rafael F. de; DAMIANI, Magda Floriana. Ead & vygotsky: um diálogo possível, In: XII Encontro de Pós-Graduação (ENPOS), 2010, Pelotas. Anais do XIX Congresso de Iniciação Científica, XII ENPOS e II Mostra Científica. Pelotas: UFPel, 2010. v. 1.
JOHN-STEINER, V. SOUBERMAN, E. Posfácio. IN: VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984/2007.
LEVY, Pierre. Cibercultura. 7. reimpressão. São Paulo: Editora 34, 2008.
MATTAR, João. Guia de educação a distância. São Paulo: Cengage Learning: Portal
Educação, 2011.
OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico 4. ed. São Paulo: Scipione, 2002.
ZANELLA, Andréa vieira. Zona de desenvolvimento proximal: análise teórica de um conceito em algumas situações variadas. Temas em psicologia (1994) Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v2n2/v2n2a11.pdf> Acesso em: 06 mai. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.