A precarização do trabalho docente de escolas de educação profissional do Ceará no período pandêmico: breves considerações à luz do método marxiano

Autores

  • Maria Elly Krishna dos Santos Pereira Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • Osterne Nonato Maia Filho Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • Natasha Alves Correia Lima Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • Jória Ane Lima Batista Almeida Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Amanda Agostinho Guedes Peixoto Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Maria Núbia de Araújo Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • Marismêni aNogueira dos Santos Universidade Estadual do Ceará- UECE

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83223

Palavras-chave:

Docência, Crise sanitária, Escolas de Educação Profissional

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar uma análise introdutória de diversos aspectos envolvidos entre o capital contemporâneo e as relações de trabalho em sua correlação com a precarização do trabalho docente dos professores a luz do marxismo, tomando como ilustração à docência nas Escolas de Educação Profissional do Estado do Ceará- EEEP, envoltas na crise sanitária causada pela pandemia de COVID-19. Apoiamo-nos na onto-crítica-marxiana, referencial que nos permite desvelar contradições e determinantes do real e propor alternativas para sua transformação. Os procedimentos metodológicos adotados foram à pesquisa bibliográfica e documental, numa perspectiva exploratória da análise, em vista do fenômeno pandêmico ser muito recente e ainda em andamento. Observamos que a precarização do trabalho, fenômeno inerente à ordem do capital, se aprofundou consideravelmente no período pandêmico para os docentes das escolas de educação profissional no contexto de ensino remoto, devido, contraditoriamente, ao aumento da exploração do trabalho e ao modelo de funcionamento destas instituições.

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Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro