A precarização do trabalho docente de escolas de educação profissional do Ceará no período pandêmico: breves considerações à luz do método marxiano
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83223Palavras-chave:
Docência, Crise sanitária, Escolas de Educação ProfissionalResumo
O objetivo deste artigo é realizar uma análise introdutória de diversos aspectos envolvidos entre o capital contemporâneo e as relações de trabalho em sua correlação com a precarização do trabalho docente dos professores a luz do marxismo, tomando como ilustração à docência nas Escolas de Educação Profissional do Estado do Ceará- EEEP, envoltas na crise sanitária causada pela pandemia de COVID-19. Apoiamo-nos na onto-crítica-marxiana, referencial que nos permite desvelar contradições e determinantes do real e propor alternativas para sua transformação. Os procedimentos metodológicos adotados foram à pesquisa bibliográfica e documental, numa perspectiva exploratória da análise, em vista do fenômeno pandêmico ser muito recente e ainda em andamento. Observamos que a precarização do trabalho, fenômeno inerente à ordem do capital, se aprofundou consideravelmente no período pandêmico para os docentes das escolas de educação profissional no contexto de ensino remoto, devido, contraditoriamente, ao aumento da exploração do trabalho e ao modelo de funcionamento destas instituições.
Downloads
Referências
ANES, Rodrigo Roncato Marques. Trabalho docente na educação superior: formação, profissionalização e emancipação do professor. 322 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2018.
ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2 ed., 10 reimpr., São Paulo, SP: Boitempo, 2009.
ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: Boitempo, 2020.
BRASIL. Lei 11.741, de junho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm Acesso em: 12 jun. 2020.
LANDINI, Sonia Regina. Significado e sentido do trabalho docente: as contradições no trabalho e sua relação com os quadros de adoecimento psíquico. In: MONFREDI, Ivanise (Org.). Políticas educacionais, trabalho e profissão docente. São Paulo: Xamã, 2008.
LIMA, Vagna Brito de. Professor diretor de turma: um estudo entre Brasil e Portugal acerca de uma política educativa do estado do Ceará./ Vagna de Brito de Lima – João Pessoa, 2017.
LUKÁCS, György. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Temas de Ciências Humanas, n. 4. Tradução de Carlos Nelson Coutinho, São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1978.
LUKÁCS, György. Para uma Ontologia do ser social II. Tradução Nélio Schneider, Ivo Tonet, Rolnado Vielmei Fortes. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, Karl. Manuscritos Econômicos-Filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2009.
MARX, Karl. O Capital: crítica a economia política. Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2015.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. Revista Outubro – Revista do Instituto de estudos Socialistas, São Paulo, n. 4, p. 7-15, 02/2000. Disponível em: http://outubrorevista.com.br/a-crise-estrutural-do-capital/ Acesso em: 20 jul. 2020.
MÉSZÁROS, István. O século XXI: socialismo ou barbárie? Tradução Paulo Cezar Castanheira, São Paulo: Boitempo, 2003.
MONTEIRO, Raquel Araújo. Escolas estaduais de educação profissional do Ceará e a tecnologia empresarial socioeducativa: a transposição da lógica empresarial para a escola pública. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13039 Acesso: 26 jul. 2020.
NEVES, Mary Yale Rodrigue; SILVA, Edith Seligmann. A dor e a delícia de ser (estar) professora: trabalho docente e saúde mental. In: Estudos e pesquisas em psicologia, UERJ, RJ, ano 6, n. 1, p. 63-75, 2006. Disponível em: http://www.revispsi.uerj.br/v6n1/artigos/PDF/v6n1a06.pdf Acesso em: 20 jul. 2020.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. A Reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, Set./Dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22614 Acesso em: 26 jul. 2020.
PEREIRA, Maria Elly Krishna dos Santos. Manual didático para o desvelamento da precarização da práxis docente nas escolas estaduais de ensino profissionalizante do Estado do Ceará na crise estrutural do capital. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://ifce.edu.br/fortaleza/profept/dissertacoes-profept. Acesso em: 22 jul. 2020.
SABINO, Thiago Chaves. A educação profissional no Ceará: o projeto ensino médio integrado sob a crítica marxista. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2019/06/Disserta%C3%A7%C3%A3o_THIAGO-CHAVES-SABINO.pdf Acesso: 20 jul. 2020.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez Editora, 32ª edição, 1999.
SOUZA, Antonia de Abreu. As recomendações do Banco Mundial para a educação profissional e o vigor da teoria do capital humano no contexto do neoliberalismo. Educação profissional: análise contextualizada Antonia de Abreu Sousa, Elenice Gomes de Oliveira[organizadoras]. – Fortaleza: Edições UFC, 2014.
TENENTE, Luiza. Sem internet, merenda e lugar para estudar: veja obstáculos do ensino à distância na rede pública durante a pandemia de Covid-19. Portal G1, 05 de maio de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/05/sem-internet-merenda-e-lugar-para-estudar-veja-obstaculos-do-ensino-a-distancia-na-rede-publica-durante-a-pandemia-de-covid-19.ghtml Acesso em: 20 jul. 2020.
VIDAL, Eloisa. Eloisa Vidal: Tecnologias, sim; educação a distância, não. Jornal O Povo, Fortaleza, 09 de julho de 2020. Seção Opinião. Disponível em: https://mais.opovo.com.br/jornal/opiniao/2020/04/25/eloisa-vidal--tecnologias--sim--educacao-a-distancia--nao.html Acesso em: 26 jul. 2020.
VIEIRA, Elisandra Félix. Os sentidos e significados que professores atuando em escolas de periferia constituem para as dificuldades e desafios encontrados na sua profissão. Dissertação (Mestrado em Educação) – Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2013. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16102 Acesso: 20 jul. 2020.
XEREZ, Antonia Solange Pinheiro. Educação profissional no Ceará: políticas e práticas na efetivação dos centros vocacionais técnicos em cenários de reforma (1990-2010). Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2013. Disponível em: https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/534 Acesso: 26 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.