A imagem da ecologia para alunos do ensino médio: Estudo de caso

Autores

  • Karllisson Victor Barbosa Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas
  • Rosineide Nascimento Silva Mestra em Ecologia e Conservação, professora assistente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-0197-2309
  • Renvelly Lorranne de Oliveira Silva Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83462

Palavras-chave:

Percepção discente, Educação, Ensino-aprendizagem

Resumo

A Ecologia estuda as interações dos seres vivos com o ambiente onde vivem. Assim, o ensino da Ecologia pode ser considerado fundamental na formação do aluno, isso porque o estudo dessa ciência trás para a realidade do aluno uma série de hábitos e processos cognitivos que serão utilizados por toda a vida. Este estudo teve como objetivo analisar a percepção de alunos do ensino médio sobre a Ecologia, tendo em vista que a mesma é tratada como um dos conteúdos curriculares da disciplina de Biologia. O estudo foi desenvolvido em três turmas de ensino médio em uma escola estadual situada no município de Girau do Ponciano-AL, a partir da aplicação de um questionário com perguntas de múltipla escolha que abordava a caracterização do estudante, bem como investigava a sua percepção acerca de temáticas da Ecologia. A análise dos dados obtidos permitiu o entendimento de que a maioria dos alunos são atraídos pela Ecologia através do tema preservação, apesar dos dados também indicarem que em todas as turmas a maior parte dos alunos nunca participou de eventos acerca dessa ciência. Os alunos indicaram passeios e filmes como formas preferidas para aprenderem mais sobre as diferentes temáticas da Ecologia. Destaque-se que, o uso de meios tecnológicos e a realização de projetos online podem ser estratégias que envolvam e estimulem o aluno a colocar em prática o que foi aprendido em sala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, Nayara Silva Lins de. Análise do conteúdo de Ecologia nos livros didáticos de biologia e de ciência adotados nas escolas públicas de João Pessoa, PB. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal da Paraíba. 2011.

AMANTE, Lúcia. Tecnologias digitais, escola e aprendizagem. Ensino em Re-vista. v. 18, n. 2, p. 235-245, 2011.

BARROS, Alessandra Trindade Cid; ARAUJO, Joeliza Nunes. Aula de campo como metodologia para o ensino de Ecologia no ensino médio. Areté – Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 9, n. 20, p. 80-88, 2016.

CASTILHO-NOLL, Maria Stela M; GALINDO, Monica Abrantes. Filmes e ensino de Ecologia: de pachamana a lorax. In: M. L. da Ponte & E. C. Wenceslau (Org.). Sustentabilidade: conceito articulador de saberes e práticas. Reconecta soluções Educacionais. p. 25-41, 2022.

CASSINI, Sérvio Túlio. Ecologia: conceitos fundamentais. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental – PPGEA. 2005.

CONTIN, Cristiane; MOTOKANE, Marcelo Tadeu. A imagem da Ecologia em alunos do ensino médio do município de Ribeirão Preto. Revista do Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura, v. 1, p. 58-66, 2012.

FONSECA, Gustavo da; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Uma reflexão sobre o ensino aprendizagem de Ecologia em aulas práticas e a construção de sociedades sustentáveis. Revista Brasileira de Educação Cientifica e Tecnológica, v. 1, n. 3, p. 70-92, 2008.

LOPES, Ana Isabel Albino. A revelação da metodologia da aprendizagem ativa e fora da sala de aula para a eficiência da educação ambiental. Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. 2015.

MORAES, Maria Cândida. Dicionário: rumo à civilização da religação e ao bem viver. Paula scherre (orgs.), v. 1, 2021. p. 71.

OLIVEIRA, Cleide Leonice da Cruz. Práticas ecológicas na escola: educando para a promoção da saúde e preservação do meio ambiente. Monografia de Especialização, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2012.

PEREIRA, Luiz Taborda. Metodologias para o ensino de Ecologia numa escola de campo. Dissertação de mestrado. 2019.

SILVA, Siony da. Redes Sociais Digitais e Educação. Revista iluminart. n. 5, p. 36-46, 2010.

TOWNSEND, Colin R.; BEGON, Michael; HARPER, Jonh Lander. Marcos históricos. In.:___________. Fundamentos em Ecologia, v. 3, p. 16, 2010.

Downloads

Publicado

06.02.2023