Análise estratégica do laticínio Capril Cariri - Queijos Soledade através de ferramentas de gestão

Autores

  • Karla Aparecida Nascimento da Costa Graduanda em Agroecologia na Universidade Estadual da Paraíba, Lagoa Seca. Bolsista do PIBIC/CNPq-UEPB
  • Messias Firmino de Queiroz Doutor em Engenharia Agrícola. Especialista em Agribusiness. Professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Lagoa Seca
  • Deise Souza de Castro Doutora em Engenharia Agrícola. Professora da UEPB, Lagoa Seca
  • Natália Dias Berto Minino Graduanda em Agroecologia na Universidade Estadual da Paraíba, Lagoa Seca
  • Beatriz Gomes da Silva Graduanda em Agroecologia na Universidade Estadual da Paraíba, Lagoa Seca.
  • Josely Dantas Fernandes Doutor em Recursos Naturais, Técnico Administrativo da UEPB, Lagoa Seca

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22187

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Caprinocultura leiteira, Agroindústria artesanal, Derivados de leite de cabra, Startup

Resumo

A caprinocultura é uma atividade difundida em todo território brasileiro, principalmente na região do Semiárido nordestino. A sua exploração desempenha papel relevante como fonte de proteínas e importante fator socioeconômico para os pequenos produtores. Objetiva-se com esta pesquisa estudar o Laticínio Capril Cariri - Queijos Soledade através da aplicação de ferramentas de gestão da qualidade. A pesquisa foi realizada no Laticínio Capril Cariri - Queijos Soledade, localizado no Sítio Faustino, município de Soledade, Cariri paraibano, durante o período de 01 de setembro de 2022 até 31 de agosto de 2023. 1º) Aplicaram-se questionários sobre a propriedade rural do laticínio e entrevistas com os gestores e consumidores do Laticínio. 2º) Fez-se um levantamento através da Matriz SWOT classificando suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. 3º) Utilizou-se a ferramenta de gestão Matriz de GUT, para priorização das fraquezas. 4º) Aplicou-se a solução para os problemas através de Brainstorming (gerar novas ideias) e 5W2H. 5º) Identificaram-se as opiniões dos consumidores do Laticínio. 6º) Tabularam-se recomendações para o Laticínio. Conclui-se que as ferramentas de gestão da qualidade aplicadas, assim como a opinião dos consumidores, mostraram-se eficazes quanto aos seus objetivos, possibilitando uma análise gerencial detalhada da startup e da aceitação comercial do que é produzido pelo laticínio. O Laticínio apresenta condições favoráveis para continuar crescendo e ocupando mais espaço no tão concorrido mundo dos negócios. Recomenda-se, com mais urgência, assistência técnica periódica, correções na infraestrutura física dos apriscos, no manejo dos caprinos e no setor agroindustrial de beneficiamento e transformação do leite.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, A. L. S.; GONTIJO, C. M.; FRANÇA, P. DE B. Gestão do Agronegócio Familiar: Estudo de Caso da Fazenda Paraíso. Revista Brasileira de Gestão e Engenharia, v. 1, n. 3, p. (01-19), janeiro, 2011.

ARAÚJO NETO, J. S. de. Análise da aplicabilidade de ferramentas de gestão da qualidade na caprinocultura leiteira.2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção), Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção,Universidade Federal de Campina Grande, Sumé, 2019.

BEZERRA, H. G. N. Planejamento estratégico de marketing para empresa g produtora de mídias digitais e interativas. Curitiba, 2013. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/bitstream/handle/1884/49535/R%20-%20E%20-%20HELTON%20GUSTAVO%20NUNES%20BEZERRA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 23 de janeiro de 2024.

BEZERRA, Taynara tenorio Cavalcante. CARVALHO, Marcus Vinicius Paim Souza. CARVALHO Isadora Menezes. PERES, Wagner Oliveira Marques. BARROS, Karina Onety de. Aplicação das ferramentas da qualidade para diagnóstico de melhorias numa empresa de comercio de materiais elétricos. Enegep,2012.

DANTAS, N. G. S.; MELO, R. S. O método de análise SWOT como ferramenta para promover o diagnóstico turístico de um local: o caso do município de Itabaiana / PB. Caderno Virtual de Turismo, v. 8, n° 1, 2008.

FAVERI, R.; SILVA, A. MÉTODO GUT APLICADO À GESTÃO DE RISCO DE DESASTRES: UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA HIERARQUIZAÇÃO DE RISCOS. REVISTA ORDEM PÚBLICA, v. 9, n. 1, jan./jun., 2016.

GROSBELLI, A. C. Proposta de melhoria contínua em um almoxarifado utilizando a ferramenta 5W2H. 2014. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/12822/2/MD_COENP_TCC_2014_2_02.pdf. Acesso em 23 de janeiro de 2024.

HOLANDA, M. A.; PINTO, A. C. B. R. F. Utilização do Diagrama de Ishikawa e Brainstorming para solução do problema de assertividade de estoque em uma indústria da Região Metropolitana de Recife. Salvador, 2009. Disponível em: https://abepro.org.br/biblioteca/enegep2009_TN_STO_103_685_13053.pdf. Acesso em 23 de janeiro de 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Produção da

Pecuária Municipal. 2014. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?id_pesquisa=21. Acesso em: 23 de janeiro de 2024.

LEITE, B.; MASCARENHAS, G.; CRUZ FILHO, J. R.; MENDES, P.; BRITO, R. Gestão da Propriedade Rural. Brasília: Editora IABS, 2017.

LISBOA, M. G. P.; GODOY, L. P. APLICAÇÃO DO MÉTODO 5W2H NO PROCESSO PRODUTIVO DO PRODUTO: A JOIA. IberoamericanJournalof Industrial Engineering, Florianópolis, SC, Brasil, v. 4, n. 7, p. 32-47, 2012.

MACHADO, S. S. Gestão da Qualidade. Inhumas: UFSM, 2012.

MEIRELES, M. Ferramentas administrativas para identificar, observar e analisar problemas: organizações com foco no cliente.2 ed., São Paulo; Arte & Ciência, 2001.

OLIVEIRA, L. L. M.; PEDRO FILHO, F. S.; MADEIRA, M. J. A.; SOUZA, M. V.

Aplicação da Matriz GUT em uma microempresa de assistência técnica. 2016. Disponível em: http://engemausp.submissao.com.br/18/anais/arquivos/275.pdf. Acesso em 23 de janeiro de 2024.

SILVA LIMA, P. R.; SANTOS FERREIRA, J. R.; SANTA RITA, L. P.; SANTANA PINTO, I. M. B.; RODRIGUES DO PRADO, M. A. A incidência temática de startups na Ciência da Informação brasileira: análise da produção científica na Base de dados BRAPCI e nas comunicações do ENANCIB. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 266–280, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/61578. Acesso em: 23 de janeiro de 2024.

Downloads

Publicado

08.03.2024