Elementos e reflexões para pensar a formação de professores indígenas de língua materna: interculturalidade e planejamentos

Autores

  • Maria de Fatima da silva Angelo Angelo Mestranda do programa de Pós Graduação de mestrado acadêmico em educação da universidade estadual de Roraima (UERR), em associação com Instituto Federal de Roraima (IFRR). Professora da rede púbica estadual de Roraima
  • Jairzinho Rabelo Docente da Rede Estadual de Ensino e da Universidade Estadual de Roraima – UERR. Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp/Araraquara – SP

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22011

Resumo

Este capítulo teve como objetivo foi realizar um estudo de caso buscando compreender a realidade da docência e do fazer pedagógico cotidiano dos professores (as) de Língua Materna, Os percursos metodológicos da pesquisa. Tratamos da amostra trabalhada, dos critérios de escolha dos informantes e apresentamos resultados dos dados da coleta de campo. É uma pesquisa de natureza qualitativa, com estudo documental e de caso que buscou dados junto a professores de línguas indígenas que estão cursando o Magistério Indígena Tamarai, na Escola Estadual de Formação de Professores de Boa Vista- Roraima, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Estado de Roraima- CEFORR, em julho de 2023. O resultado dessa pesquisa, podemos afirmar que nosso objetivo foi alcançado porque coletamos informações importantíssima, onde as dificuldades e desafios encontrados pelo professor no seu dia a dia e compreender essa realidade do fazer pedagógico na língua indígena dentro do seu planejamento de suas aulas. E por fim, que a partir disso podemos pensar no caminho que podemos. Talvez, se nos processos formativos e educacionais se pensasse em ações que pudessem contemplar a escola e a formação de professores(as) indígenas considerando o modo indígena de ensinar e aprender de forma coletiva, transformado as escolas em comunidades educativas e o planejamento se dê de forma coletiva, como se faz na cultura indígena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERGAMASCHI, Maria Aparecida; LEITE, Angela Maria Araújo. Formação de professores indígenas: A universidade como território de resistência? Runa, v. 43, n. 1, p. 57-75, 2022. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/runa/v43n1/1851-9628-runa-43- 01-57.pdf. Acesso em: 18 out. 2022.

BERGAMASCHI, Maria Aparecida; LEITE, Angela Maria Araújo. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

CARVALHO, Fábio Almeida, FERNANDES Maria Luiza; REPETTO, Maxim. (org.) Projeto Político- Pedagógico da Licenciatura Intercultural/ Núcleo Insikiran/UFRR- Boa Vista: Editora da UFRR, 2008.

BERGAMASCHI, Maria Aparecida; LEITE, Angela Maria Araújo. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

Downloads

Publicado

18.12.2023