Elementos e reflexões para pensar a formação de professores indígenas de língua materna: interculturalidade e planejamentos
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.22011Resumo
Este capítulo teve como objetivo foi realizar um estudo de caso buscando compreender a realidade da docência e do fazer pedagógico cotidiano dos professores (as) de Língua Materna, Os percursos metodológicos da pesquisa. Tratamos da amostra trabalhada, dos critérios de escolha dos informantes e apresentamos resultados dos dados da coleta de campo. É uma pesquisa de natureza qualitativa, com estudo documental e de caso que buscou dados junto a professores de línguas indígenas que estão cursando o Magistério Indígena Tamarai, na Escola Estadual de Formação de Professores de Boa Vista- Roraima, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Estado de Roraima- CEFORR, em julho de 2023. O resultado dessa pesquisa, podemos afirmar que nosso objetivo foi alcançado porque coletamos informações importantíssima, onde as dificuldades e desafios encontrados pelo professor no seu dia a dia e compreender essa realidade do fazer pedagógico na língua indígena dentro do seu planejamento de suas aulas. E por fim, que a partir disso podemos pensar no caminho que podemos. Talvez, se nos processos formativos e educacionais se pensasse em ações que pudessem contemplar a escola e a formação de professores(as) indígenas considerando o modo indígena de ensinar e aprender de forma coletiva, transformado as escolas em comunidades educativas e o planejamento se dê de forma coletiva, como se faz na cultura indígena.
Downloads
Referências
BERGAMASCHI, Maria Aparecida; LEITE, Angela Maria Araújo. Formação de professores indígenas: A universidade como território de resistência? Runa, v. 43, n. 1, p. 57-75, 2022. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/runa/v43n1/1851-9628-runa-43- 01-57.pdf. Acesso em: 18 out. 2022.
BERGAMASCHI, Maria Aparecida; LEITE, Angela Maria Araújo. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
CARVALHO, Fábio Almeida, FERNANDES Maria Luiza; REPETTO, Maxim. (org.) Projeto Político- Pedagógico da Licenciatura Intercultural/ Núcleo Insikiran/UFRR- Boa Vista: Editora da UFRR, 2008.
BERGAMASCHI, Maria Aparecida; LEITE, Angela Maria Araújo. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.