Goiás e a Guerra do Paraguai (1865-1870)

Autores

  • marcelo santos rodrigues universidade federal do tocantins
  • Sr Licenciado em História da Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.21958

Palavras-chave:

Guerra do Paraguai, Goiás, Logística de Guerra, Batalhões goianos

Resumo

 

O presente artigo trata da participação de Goiás na Guerra do Paraguai. O objetivo é identificar aspectos importantes de como a província goiana pôde auxiliar o império brasileiro com uma logística de guerra e com o fornecimento de batalhões de soldados e Voluntários da Pátria. Utilizamos como fonte de pesquisa os relatórios de Presidente de Província e jornais publicados entre 1865 e 1870, na província de Goiás. A metodologia empregada parte da leitura bibliográfica sobre o tema, especialmente aquela que trata da província de Goiás. Como resultado, a pesquisa demonstra ter a província mais central do país, auxiliado de maneira precária o exército brasileiro que precisava cruzar o território do sertão para combater o Paraguai.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sr, Licenciado em História da Universidade Federal do Tocantins

Licencado em História pela Universidade Federal do Tocantins

Referências

DORATIOTO, Francisco. A Maldita Guerra. Companhia das Letras, 2002.

DOURADO, Maria Teresa Garritano. Cotidiano e Sobrevivência: Soldados e Marinheiros na Guerra do Paraguai. (Doutorado em História Social pela FFLCH/USP), Rio Grande, 2014.

FILHO, José Atanásio de Souza. A Provincia de Goiás No Contexto da Guerra do Paraguai, 1865-1870: Narrativas Construídas em História e Literatura, Desafios à vista. (Dooutorando em História pelo Programa de Pós-Graduaçãi em História – UFG), Goiânia-GO.

MAESTRI, Mario. A Guerra Contra o Paraguai: História e Historiografia: Da instauração à Restauração historiográfica (1871-2002). Estúdios Históricos – CDHRP – n° 2, agosto 2009

MARTINS, Zildete Inácio Oliveira. A Participação de Goiás na Guerra do Paraguai. B. Goiano Geogr., vol. 3 n. 1-2, 1983.

MILANESI, Dálcio Aurélio. Sobre a Guerra do Paraguai. Universidade Estadual de Maringá

MOTA, Carlos Guilherme. História de um silêncio: a Guerra Contra o Paraguai (1864-1870) 13 anos depois. Estudos Avançados, 1995.

RODRIGUES, Marcelo Santos. Os (in)voluntários da Pátria na Guerra do Paraguai (A Participação da Bahia no Conflito). (Mestrado em História Social UFBA), Salvador – Bahia, 2001.

TAUNAY, Visconde de. A Retirada da Laguna. Trad. De Salvador de Mendonça. Rio de Janeiro: Typ. Americana. 1874. 10ed. Melhoramentos: 1936.

VAS, Braz Batista. A Guerra do Paraguai Por Meio de Diários e Reminiscências. História, Rio Grande, 2014.

Downloads

Publicado

18.12.2023