A inserção da etnobiologia no ensino de ciências: implicações e possibilidade

Autores

  • Luiz Felipe Silva Universidade de Pernambuco
  • Marcelo Alves Ramos Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.21651

Palavras-chave:

Diálogo intercultural, Ensino contextualizado, Contribuições, Conhecimento Ecológico Local

Resumo

O ensino de ciências e biologia vem sendo amplamente discutido e, com base nisso, sendo apresentadas propostas para um melhor direcionamento destas disciplinas. Uma das estratégias versa sobre a superação prática educacional transmissiva, assumindo para isso um novo modelo capaz de dialogar com outras formas de conhecimentos, dessa forma, os alunos devem ser levados a perceberem as diferenças, os valores e os contextos apropriados de aplicação dos conhecimentos científicos e dos seus conhecimentos culturalmente fundamentados, com base no diálogo intercultural. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem por objetivo demonstrar, por meio de um levantamento bibliográfico, estratégias que levam a contribuições para o ensino de ciências e biologia, baseado em pressupostos da etnobiologia, uma vez que a relação com este campo do conhecimento pode promover estratégias para implementação do diálogo intercultural em aulas, visando um ensino contextualizado nas aulas de ciências e biologia. Portanto, demarca-se que a etnobiologia pode contribuir para o ensino-aprendizagem que sejam sensíveis à diversidade cultural, porque apoia a investigação e compreensão dos conhecimentos culturais dos estudantes com relação à natureza, e, do mesmo modo, a prática pedagógica voltada ao diálogo entre saberes culturais.

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Publicado

10.10.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro