O Atendimento Educacional Especializado na Educação Especial inclusiva: histórico, políticas e desafios

Autores

  • Paulo Rogério de Souza Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.21645

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Leis, Pós-decada de 1990, AEE, NEE

Resumo

A temática deste trabalho é o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Especial inclusiva. O objetivo do estudo é analisar o histórico, as políticas educacionais e os desafios enfrentados no AEE da Educação Especial inclusiva no Brasil pós-década de 1990. A pesquisa tem como proposta metodológica uma análise teórico documental e bibliográfico, embasada na utilização de produções acadêmicas oriundas de pesquisadores da Educação Especial, bem como de análise de políticas regulatórias pautada em instrumentos legais oficiais, como leis, decretos, resoluções, diretrizes e pareceres. Dividido em quarto partes, explora inicialmente o conceito de AEE; seguido do histórico da Educação Especial até os dias atuais; posteriormente, delineando as principais políticas educacionais para o AEE na Educação Especial inclusiva no Brasil; e por fim, a apresentação de possibilidades e desafios da EE no ambiente da sala de aula regular. Desta maneira, a pesquisa constata os desafios enfrentados pela Educação Especial está atrelado ao seu histórico e políticas perpassam a implementação o AEE.

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Publicado

10.10.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro