Reflexões sobre o adoecimento psíquico na contemporaneidade: um diálogo com o trabalho docente

Autores

  • Nandra Martins Soares Doutoranda em Educação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Cascavel-PR
  • Geovane dos Santos da Rocha Doutorando em Educação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Cascavel-PR
  • Fabricio Duim Rufato Doutorando em Educação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Cascavel-PR
  • Elisabeth Rossetto Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Cascavel-PR

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.21261

Resumo

No contexto do capitalismo e do neoliberalismo, a qualidade do trabalho docente é afetada pelo nível de competitividade entre os sujeitos, pelo imediatismo e por resultados, contribuindo para o enfraquecimento das estruturas sociais e da atividade de trabalho. Nesse sentido, o presente estudo busca explorar e refletir sobre o adoecimento psíquico na contemporaneidade, com foco no docente do ensino superior, a partir de uma revisão de literatura à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Discute-se a alienação como um fator contribuinte para o adoecimento psíquico, e a busca pelo sucesso individual gera incertezas e desigualdades, prejudicando o desenvolvimento do psiquismo humano. Os docentes alienados em suas condições de trabalho vivenciam relações precárias e de individualização, uma vez que esse contexto é atravessado pela competição e pelo produtivismo acadêmico. Desse modo, os processos que ocorrem na esfera mental não podem ser dissociados dos acontecimentos que se desenrolam nas relações sociais,  visto que há uma linha tênue entre os problemas de saúde mental e o trabalho docente no ensino superior, de acordo com queixas apresentadas pelos estudos neste âmbito. A título de conclusão, o adoecimento psíquico desponta como um fenômeno viabilizado e fomentado pelo sistema socioeconômico em vigência na contemporaneidade. Assim é urgente desenvolver ações que resgatem o propósito e o sentido do trabalho docente, além de promover o bem-estar de professores, abordando as complexas relações de trabalho na atualidade.

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Publicado

10.10.2023