Instrumento de alerta: um caminho para monitorar o desempenho de escolares em processo de alfabetização

Autores

  • Jislayne Fidelis Felinto Doutoranda em Educação, pela Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa
  • Rosângela de Medeiros Tranquilino Melo Mestranda em em Gestão das Organizações Aprendentes, pela Universidade Federal da Paraíba
  • Rayana Andrade de Carvalho Mestra em educação, pela Universidade Federal da Paraíba
  • Beatriz Bezerra Cavalcanti Leal de Melo Especialista em meio-ambiente pelo Programa de Pós-graduação Executiva em Meio Ambiente (MBE) / UFRJ (COPPE) e graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ
  • Cristiane Gomes da Silva Mestranda em em Gestão das Organizações Aprendentes, pela Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Juscilene Nestor da Silva Mestranda em em Gestão das Organizações Aprendentes, pela Universidade Federal da Paraíba
  • Sandra da Silva Menezes Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.21644

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE: fracasso escolar; instrumento de alerta; alfabetização.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a construção inicial de um instrumento de alerta que busca monitorar o desempenho de escolares em processo de alfabetização, com intuito de minimizar o fracasso escolar. Este, que é identificado a partir das lacunas educacionais deixadas pelo período da pandemia da COVID-19, precisamente, e que são atestadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb, 2021), o qual registrou, nos últimos anos, uma queda no desempenho escolar dos alunos, por todo o país. O estudo tem uma abordagem qualitativa, do tipo – bibliográfica. Através das literaturas sobre o fracasso escolar, construiu-se indicadores para monitorar o desempenho de escolares, a partir de um instrumento em formato de questionário. Como resultado, foi possível iniciar o instrumento (questionário), considerando os seguintes indicadores: nível de construção da escrita; incompatibilidade idade-série; frequência do aluno - número de falta; reprovação em disciplinas; notas; compreensão dos conteúdos abordados; realização de atividades escolares em casa; organização dos materiais dos alunos; presença dos pais; questões de ordem emocional; comportamento etc.

           

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Sinopse Estatística do Questionário Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil - Educação Básica. Brasília, DF: Inep, 2022. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2022.

BRASIL. INEP/MEC. Nota Informativa 2021: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb. Acesso em 19/10/2020.

BRASIL. UNICEF. Panorama da Distorção Idade-Série no Brasil. Florence Bauer, 2018.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.

CICUTO, Camila Aparecida Tolentino; TORRES, Bayardo Baptista. Influência da frequência e participação no desempenho em um ambiente de aprendizagem centrado no aluno. Educação • Quím. Nova 43 (2) • Fev 2020.

COSTA, Renata Maria Paiva da; SILVA, Antônio Valricelio Linhares da; NETO Enéas de Araújo Arrais. Aspectos nefastos da pandemia da Covid-19 sobre a política de educação no Brasil. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, e29310313313, 2021.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FERNÁNDEZ, A. A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Trad. Iara Rodrigues, Porto Alegre, Artes Médicas, 1990.

KELLY, D. H.& PINK, W. T. School crime and individual responsibility: The perpetuation of amyth? The Urban Review, 1982.

MATOS, Luís Alberto Lourenço de. Reflexões sobre o Fracasso escolar reflexões sobre o fracasso escola. Revista de Educação, Cultura e Meio Ambiente- Set.-N° 13, Vol II, 1998.

NERI, Marcelo; OSÓRIO, Manuel Camilo. Retorno para a escola- jornada e pandemia. Rio de Janeiro: FGV social, 2022. 47p.

OLIVEIRA, Jorge dos Santos. O Papel da Família na Vida Escolar dos Filhos. 2014. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Federal do Pará, Marabá, 2014.

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo, T. A. Queiroz, 1996.

POZZOBON, M., MAHENDRA, F. e MARIN A. H. Renomeando o fracasso escolar. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 3, 387-396, 2017.

PROCOPIO, Marcos Vinícios Rabelo; PROCOPIO, Leandra Vaz Fernandes Catalino. Fracasso Universitário: o discurso produzido nas últimas décadas. RCEF: Rev. Cien. Foco Unicamp, Campinas, SP, v. 13, e020008, 1-19, 2020.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 43ª edição revista. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

SILVA, Marcianne Souza da; VASCONCELOS, Corina Fátima Costa. Níveis Conceituais de Alfabetização e Letramento das Crianças de uma Escola Pública De Parintins-AM. IN: CONEDU. 6, 2019, Campina Grande-PB. Anais [...], Campina Grande, 2019.

SILVEIRA, D. T; GERHARDT, T. E. Métodos de Pesquisa. UFRGS. Porto Alegre, 2009.

Downloads

Publicado

10.10.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro