O colapso dos ônibus no Rio de Janeiro durante a COVID-19 e seus impactos na mobilidade

Autores

  • Mauro Kleiman Doutor em Arquitetura e Urbanismo, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.21192

Palavras-chave:

Transporte, Modal automotivo, Redução de viagens

Resumo

O artigo apresenta elementos sobre o quadro dos transportes por ônibus no contexto da epidemia de Covid-19 no Rio de Janeiro. O objetivo do estudo foi o exame da redução muito expressiva do número de ônibus e das respectivas viagens e seus impactos na mobilidade, mormente da população de baixa renda. A metodologia combinou dados quantitativos de fontes secundárias com análise qualitativa de observação direta de campo. Como principais resultados podemos apontar para a análise que toma por base a referência que sendo o modo de deslocamentos majoritário na cidade os ônibus se observa uma situação de colapso para seu uso pela população. Aparece, assim sendo, uma redução significativa das possibilidades de se mover na cidade. Isto impacta mormente a população de mais baixa renda, muito dependente deste tipo de veículo e seus trajetos para seus deslocamentos moradia-trabalho-moradia e demais atividades. Fez aumentar o tempo de espera de ônibus, e , portanto faz as viagens terem maior duração e a superlotação dos poucos veículos que seguem rodando, ou mesmo não é possível as viagens nesta modalidade automotiva se expandindo o uso de vans, ou se buscando mais o trem ou metrô que também tiveram suas frotas reduzidas. Como considerações finais podemos ressaltar que os mais pobres durante a epidemia vêem reduzidas ou eliminadas suas possibilidades de movimentos diários, e ao mesmo tempo estarão expostos à maior grau de possibilidades de infectar-se face a inevitável aglomeração nos poucos veículos ainda ativos, dado a necessidade de seguirem trabalhando presencialmente.

 

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Referências

DUPUY, Gabriel. La dépendence automobile. Paris: Anthropos, 1999

KAUFMANN, Vincent. Les paradoxes de la mobilité. Lausanne: Presses Polytechniques et Universitaires Romandes, 2008.

KLEIMAN, Mauro. Mobilidade urbana : a persistência do automotivo na metrópole do Rio de Janeiro. Revista Nueva America, nº 154, p. 38-41, 2017.

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Publicado

10.10.2023