Uma abordagem histórica do processo de institucionalização da teoria do caos para estudantes do curso de Ciências da Natureza

Autores

  • Larisse Braz dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Mariele Regina Pinheiro Gonçalves Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF
  • Marco Aurélio Clemente Gonçalves Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.21641

Palavras-chave:

Formação de professores; Ciências da Natureza; Sequência Didática; Filosofia da Ciência; História da Ciência.

Resumo

Entender como ocorre o progresso da ciência é de fundamental importância para compreensão dos conteúdos de Física, visto que a Filosofia e História da Ciência possibilitam uma visão crítica em relação as “descobertas” científicas e sobre as informações que permeiam o cotidiano. Entender o percurso histórico da Física na transição dos séculos XIX e XX, nos permite ter um panorama de boa parte das descobertas cientificas na área da Física ocorridas no respectivo período. O presente trabalho teve como objetivo levar aos alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF – Campus Serra da Capivara, São Raimundo Nonato, Piauí), um recorte histórico sobre o processo de institucionalização da Teoria do Caos. Para atingir tal objetivo foi aplicada uma sequência didática (SD), que abordou as características das revoluções científicas, bem como, a história da física no século XIX e XX e a institucionalização da Teoria do Caos. Os resultados obtidos nos levam a refletir sobre a importância dessas abordagens no âmbito da formação de professores de Ciências Naturais.

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Publicado

10.10.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro