Uma abordagem histórica do processo de institucionalização da teoria do caos para estudantes do curso de Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.21641Palavras-chave:
Formação de professores; Ciências da Natureza; Sequência Didática; Filosofia da Ciência; História da Ciência.Resumo
Entender como ocorre o progresso da ciência é de fundamental importância para compreensão dos conteúdos de Física, visto que a Filosofia e História da Ciência possibilitam uma visão crítica em relação as “descobertas” científicas e sobre as informações que permeiam o cotidiano. Entender o percurso histórico da Física na transição dos séculos XIX e XX, nos permite ter um panorama de boa parte das descobertas cientificas na área da Física ocorridas no respectivo período. O presente trabalho teve como objetivo levar aos alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF – Campus Serra da Capivara, São Raimundo Nonato, Piauí), um recorte histórico sobre o processo de institucionalização da Teoria do Caos. Para atingir tal objetivo foi aplicada uma sequência didática (SD), que abordou as características das revoluções científicas, bem como, a história da física no século XIX e XX e a institucionalização da Teoria do Caos. Os resultados obtidos nos levam a refletir sobre a importância dessas abordagens no âmbito da formação de professores de Ciências Naturais.
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