Operações fundamentais com frações: erros cometidos por estudantes do 9º ano

Autores

  • Jeferson de Almeida Feitosa Universidade Federal de Sergipe
  • Teresa Cristina Etcheverria Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20658

Palavras-chave:

Operações com Frações, Ensino Fundamental, Dificuldades

Resumo

O objetivo desse artigo é abordar sobre o desempenho dos alunos e verificar as principais dificuldades na realização de operações com frações. Para tanto, os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário aplicado a 14 estudantes de uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior do estado de Sergipe. Também, foi aplicado um questionário a uma professora de matemática para averiguar as estratégias utilizadas no ensino das operações com frações. Os resultados nos revelam um baixo índice de desempenho na resolução das quatro operações fundamentais com números fracionários. A análise dos erros cometidos por esses estudantes mostrou que conhecem algumas regras operatórias, entretanto, não sabem em qual operação devem aplicá-la. Para a superação dessas dificuldades, a docente indica o uso de recursos materiais e o ensino de diferentes procedimentos operatórios para que os alunos escolham qual utilizar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ETCHEVERRIA, T. C.; AQUINO, V. J. L.; OLIVEIRA, J. S.; LISBOA, C. C. Reflexões acerca do desempenho e das dificuldades de estudantes da educação básica e superior nas operações com frações. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, N°. 2, 2019, p. 71 – 88.

FERNANDES, Sueli Fátima Homon. As Frações do dia a dia. Ponta Grossa, PR, 2008.

LLINARES, S.; SÁNCHEZ, M. V. Fracciones: la relacion parte-todo. Madrid: Sintesis, 1988.

LOPES, José Antônio. O que nossos alunos podem estar deixando de aprender sobre frações, quando tentamos lhes ensinar frações. BOLEMA, Rio Claro, SP, n. 31, p. 01-22, 2008.

NUNES, T.; BRYANT, P. Crianças fazendo matemática, Porto Alegre, 1997.

SANTOS, R.; FONSECA, S. S. Dificuldades dos alunos do 7º ano do ensino fundamental em aprender frações. Revista Insignare Scientia. v. 02. n. 01, jan./abr. 2019.

SILVA, M. J. F.; ALMOULOUD, S. As operações com números racionais e seus significados a partir da concepção parte-todo. BOLEMA, Rio Claro (SP), Ano 21, n. 31, p. 55-78, 2008.

Downloads

Publicado

07.08.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro