Cabelo e representação sígnica: análise das subjetividades femininas

Autores

  • Vanderlúcia Alves da Silva Silva Especialista em transtornos alimentares e obesidade (UNIFOR), psicóloga clínica no Instituto Ópera
  • Celme Torres Ferreira da Costa Professora Titular da Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.21022

Palavras-chave:

Beleza. Consumo. Identidade. Psicanálise.

Resumo

Os padrões de beleza sobre a imagem da mulher despertam, no âmbito da psicologia, questionamentos que merecem ser pesquisados. A influência das mídias e da publicidade em favor da lógica do consumo perpassam as produções subjetivas femininas a respeito de suas identificações narcísicas na contemporaneidade. O presente trabalho surgiu de pesquisa realizada para conclusão de curso e tem por objetivo investigar os atos de mulheres ao tingir os cabelos de loiro como produção de identidade, tendo como referência as obras de autores conceituados sobre o tema, Freud (1930), Bauman (2007, 2014), Baudrillard (1968). Para isso, a metodologia foi embasada em Duarte e Barros (2008), aplicada à análise de conteúdo de várias postagens e comentários das seguidoras do Blog: “Me dá uma Luz - Cinquenta Tons de Loiro”. Nos resultados, foram analisadas as escritas de várias mulheres sobre o desejo de tingir o cabelo em tons loiros, levando à conclusão de que a mulher contemporânea consome os produtos e serviços pelo valor sígnico agregado e não pelo valor de uso.

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Publicado

07.08.2023