Atividades de leitura em livros didáticos digitais (LDD) destinados ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.20902Palavras-chave:
Cultura digital, Livros didáticos, Perfil do leitorResumo
Na contemporaneidade, marcada pelo amplo acesso aos recursos da cibercultura, discutem-se mudanças nos modos de ler, em função dos novos suportes e dos recursos semióticos se diversificam, sendo o hipertexto a intrínseca marca desse universo. A discussão envolve ainda o desafio à escola como agência de letramento, contexto no qual situamos esta pesquisa, cujo objeto é o livro didático de língua materna em formato digital. A questão que norteou a pesquisa foi a seguinte: como as obras didáticas em formato digital reconfiguram as estratégias e percursos de leitura e que perfil de leitor se estabelece nesses materiais? Procedeu-se então à pesquisa descritiva em quatro livros de duas grandes editoras brasileiras, buscando-se descrever o formato das obras e identificar sua arquitetura e as ferramentas de navegação que apresentam. Verificou-se que, embora se mantenham muitas características do formato impresso, a constituição dos LDDs incorpora as possibilidades do universo digital, configurando um hipertexto cujos links diversificados propiciam ao usuário experiências ampliadas de leitura nas quais palavras, sons, imagens, texturas e movimentos se interseccionam. Nesse sentido, no perfil de leitor previsto nos LDDs, destaca-se a habilidade de lidar com múltiplas semioses, intercambiando-as ou justapondo-as no processo de constituição dos sentidos dos textos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Rubens Queiroz. O leitor-navegador(II). In: SILVA, Ezequiel Theodoro da. (coord.). A leitura nos oceanos da internet. São Paulo: Cortez, 2003. p. 33-38.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. A Problemática dos EBooks: um contributo para o estado da arte. Memorias da 6ª Conferência Ibero-americana em Sistemas, Cibernética e Informática (CISCI), Orlando, EUA, vol. 2. p.106-111, jul., 2007.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Ed. da UNESP, 1999.
HISSA, Débora. Uma proposta de classificação dos links hipertextuais a partir de critérios navegacionais e informacionais. In: RIBEIRO, Ana Elisa et al. (orgs.). Linguagem, tecnologia e educação. São Paulo: Peirópolis, 2010. p. 2014-213.
KENSKI, Vani Moreira. Ação Docente e Livro Didático nos Ambientes Digitais. In: ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane. Educação e Tecnologia: trilhando caminhos. Salvador: Editora da UNEB, 2003, v.1. p. 225-235.
KENSKI, Vani. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LÉVY, Pierre. Tecnologias intelectuais e modos de conhecer: nós somos o texto. Disponível em http://www.caosmose.net/pierrelevy/nossomos.html. Acesso em: 23 abr. 2019.
MARCUSHI, L. A.; XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
QUEIROZ, Sônia. Poesias em imagens, sons & páginas virtuais. In: MARINHO, Marildes (org.). Ler e navegar: espaços e percursos de leitura. Campinas, SP: Associação Brasileira de Leitura (ABL), 2001. p. 161-190.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura no mundo virtual: alguns problemas. In: SILVA, Ezequiel Theodoro da (coord.). A leitura nos oceanos da internet. São Paulo: Cortez, 2003. p. 13-16.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002 143. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 23 abr. 2019.
SOARES, Magda. Ler: verbo transitivo. 2007. Disponível em http://tudosobreleitura.blogspot.com.br/2011/07/ler-verbo-transitivo.html
XAVIER, Antonio C. Leitura, texto e hipertexto. In: MARCUSHI, L. A.; XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 207- 236.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.