A ideologia burguesa na educação e o seu reflexo no novo ensino médio

Autores

  • Eugenio Alves Cardoso Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará,- IFCE
  • Emanoel Rodrigues Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE https://orcid.org/0000-0001-9787-0851

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20893

Palavras-chave:

Capitalismo. Trabalho. Reforma educacional.

Resumo

O trabalho é o ato fundante do mundo dos homens, ou seja, é a partir do trabalho que se constrói a riqueza material, fato que garante aos homens reproduzir a sua existência. Ao mesmo tempo, a complexificação do trabalho dá origem a outros complexos sociais, entre eles a educação, que visa repassar os conhecimentos acumulados pela sociedade para as gerações futuras. Porém, a partir do surgimento do Estado, a educação passa a carregar a ideologia da classe dominante. Portanto, no capitalismo, está carregada da ideologia burguesa. Assim sendo, este estudo tem como objetivo problematizar sobre as maneiras com o qual a ideologia burguesa permeia a educação da classe trabalhadora, com ênfase a reforma do ensino médio. Trata-se de um estudo ontológico, com base epistemológica no materialismo histórico dialético. Para a obtenção das variáveis analisadas recorreu-se à leitura de livros e artigos científicos, portanto, trata-se de um estudo bibliográfico. Como resultados e discussões, atentamos para o fato de que, para a burguesia, a educação da classe trabalhadora deve ocorrer somente à medida que forma a mão de obra necessária para a reprodução do capitalismo, e que o novo ensino médio atende exatamente esta ideologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Emanoel Rodrigues; CARDOSO, Eugênio Alves; DA SILVA, Clemildo Anacleto. Homeschooling: uma proposta do estado neoliberal para a educação brasileira. Ciência em Movimento, v. 24, n. 50. p. 57-67, 2022. Disponível em < https://www.metodista.br/revistas/revistasipa/index.php/EDH/article/view/1271> acesso em 01, abr,2023.

ANTUNES, Ricardo. Da educação utilitária fordista à da multifuncionalidade liofilizada. In: Silva Júnior, João dos Reis, et al. Das crises do capital às crises da educação superior no Brasil - novos e renovados desafios em perspectiva. Uberlândia: Navegando Publicações, 2019.

BARBOSA, Fabiano Geraldo; JIMENEZ, Maria Susana Vasconcelos; RABELO, Josefa Jackline. O estatuto ontológico do conhecimento em Lukács e a crítica ao irracionalismo. Revista eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 7 n.8, p. 141-155, out. 2017. Disponível em < https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32247> acesso em 10, mar,2023

BRASIL, Ministério da Educação. Novo ensino médio: perguntas e respostas. Brasília, 2017. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/40361-novo-ensino-medio-duvidas> acesso em 25, mar, 2022

CARDOSO, Eugênio Alves, et al. As relações de trabalho no modo de produção toyotista e a precarização da atividade docente. In: COSTA, Elisangêla André da Silva; FREITAS, Bruno Miranda; DANTAS, Jeane Pereira (org). Diálogos entre escola e universidade na formação continuada. Fortaleza, Imprece, 2022.

FRERES, Helena; GOMES, Valdemarin Coelho; BARBOSA, Fabiano Geraldo. Teoria do capital humano e o reformismo pedagógico pós 1990: fundamentos da educação para o mercado globalizado. in: RABELO, Jackeline; JIMENEZ, Susana; SEGUNDO, Maria das Dores Mendes (orgs). O movimento de educação para todos e a crítica marxista. Fortaleza, imprensa universitária, 2015.

FRERES, Helena; RABELO, Jackeline. EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E EMPREGABILIDADE: o receituário empresarial para a educação no Brasil. In: RABELO, Jackeline; JIMENEZ, Susana; SEGUNDO, Maria das Dores Mendes (orgs). O movimento de educação para todos e a crítica marxista. Fortaleza, imprensa universitária, 2015.

FRIGOTTO, G. A reforma do Ensino Médio do (des)governo Temer. Disponível em:

<https://www.anped.org.br/news/reforma-de-ensino-medio-do-des-governo-de-turno-decreta-se-uma-escola-para-os-ricos-e-outra>. acesso em 15, mar, 2023.

HARVEY, David. Condição pós moderna. 26 ed. Edições Loyola, São Paulo, 2016

LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e pesquisa, v. 38, p. 13-28, 2012. Disponível em < https://www.scielo.br/j/ep/a/YkhJTPw545x8jwpGFsXT3Ct/abstract/?lang=pt> acesso em 02, abr,2023

LIMA, Jorge Luiz Oliveiras. SENA, Francisco Kaio Dias. Base Nacional Comum Curricular e a reforma do ensino médio: uma análise crítica. In: COSTA, Elisangêla André da Silva; FREITAS, Bruno Miranda; DANTAS, Jeane Pereira (org). Diálogos entre escola e universidade na formação continuada. Fortaleza, Imprece, 2022.

MAIA FILHO, Osterne. et al. O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO: uma análise da reforma educacional da década de 1990 in: RABELO, Jackeline; JIMENEZ, Susana; SEGUNDO, Maria das Dores Mendes (orgs). O movimento de educação para todos e a crítica marxista. Fortaleza, imprensa universitária, 2015.

MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. Textos sobre Educação e Ensino / Campinas, SP: Navegando, 2011

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Revista Theomail. N 15, p. 107-130, setembro, 2007. Disponível em< https://www.redalyc.org/pdf/124/12401511.pdf> acesso em 02, mar,2023

RABELO, Jackeline; JIMENEZ, Susana; SEGUNDO, Maria das Dores Mendes (orgs). O movimento de educação para todos e a crítica marxista. Fortaleza, imprensa universitária, 2015.

SCHÜTZ, Jenerton Arlan; COSSETIN, Vânia Lisa Fischer. Orfandade instituída e legalmente amparada: reflexões críticas sobre o “novo” Ensino Médio brasileiro. Educação Unisinos, v. 23, n. 2, p. 209-225, 2019. Disponível em < http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S217762102019000200209&script=sci_arttext&tlng=pt> Acesso em 20, mar,2023

SANTOS, Oder José dos. Reestruturação capitalista: educação e escola. Trabalho e Educação, V. 13 n°01. Jan/Jun, 2004. Disponível em < https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8867> Acesso em 02, mar, 2023

SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. Germinal: marxismo e educação em debate. Salvador, v7, n1, p. 286-293, jun 2015. Disponível em< https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13575> acesso em 10, fev, 2023.

______ A nova lei da educação: LDB, trajetórias, limites e perspectivas. 12° edição revista -, Campinas SP, Autores associados, 2011.

TONET, Ivo. Educação contra o capital. 3 ed. ampliada. São Paulo: Instituto Lukács, 2016.

______. Educação, Cidadania e Emancipação Humana. São Paulo: Unijuí, 2005.

______ LESSA, Sérgio. Introdução à filosofia de Marx. São Paulo: expressão popular, 2008.

Downloads

Publicado

31.05.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro