Importância da implantação de sistemas de gestão ambiental em empresas do distrito industrial de Maracanaú – CE
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.838516Palavras-chave:
SGA, gestão empresarial, iso 14001Resumo
A preocupação com o meio ambiente é uma realidade da sociedade atual e a necessidade de cumprir as normas ambientais legais tem feito com que empresas dos mais diversos ramos busquem ferramentas como os sistemas de gestão ambiental. Ao passo em que os problemas ambientais começam a se intensificar e serem percebidos pela sociedade, esta passa a pressionar os governos e as organizações para que adotem posturas onde o meio ambiente é considerado. Dentro da diversidade de políticas públicas e de instrumentos de gestão ambiental que podem auxiliar nesta empreitada está o SGA, que apesar de não obrigatório, é fundamental para o bom funcionamento de uma empresa e para a melhoria de suas relações comerciais. Nesse contexto, é importante compreender a importância dos sistemas de Gestão Ambiental para as indústrias do Distrito Industrial de Maracanaú – CE. Os resultados desses sistemas poderia ser utilizado pelo município para bonificação dessas empresas através da criação de selos verdes que poderiam ser oferecidos a essas empresas. O conhecimento do comportamento e do perfil ambiental organizacional do distrito industrial de Maracanaú também ajudaria a nortear as ações municipais na promoção de políticas públicas que favoreçam as melhores relações entre empresas e meio ambiente, diminuindo as intervenções ambientais negativas e solucionando conflitos com a sociedade.
Downloads
Referências
ARAGÃO, M.C; ARAGÃO, M.M.C.A. Importância da aplicação do Sistema de Gestão Ambiental em variados setores industriais. III CONAPESC, 2018.
BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
BENEDITO, E.S. Sistema de Gestão Ambiental (SGA): a evolução da certificação das empresas brasileiras na norma ISO 14001. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 6, n.3, p.54-67, mai-jun, 2021.
CRUZ, I.S.; ANDRADE, I.C.B. Gestão ambiental ISSO 14001 nas indústrias sucroalcooleiras em Sergipe. Interfaces Científicas – Exatas e Tecnológicas. v. 2, n. 2, p. 71 – 82, out. 2016.
CURI, D. Gestão Ambiental. São Paulo: Pearson, 2011.
DIAS, R. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo:Atlas, 2010. CEARÁ em números 2015. IPECE, 2015.
FRANQUETO, R.; DELPONTE, A.A.; FRANQUETO, R. Principais dificuldades para implantação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) nas empresas. Caderno Meio Ambiente e Sustentabilidade – v.14 n. 8 – 2019.
MAGALHÃES NETO, F. A gestão ambiental no distrito industrial I de Maracanaú - Região Metroplolitana de Fortaleza CE. 2013. 214f. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas do Câmpus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Rio Claro, 2013.
MARTINS, M.R.S.; SILVA, J.G.F. O sistema de gestão ambiental baseado na ISO 14000: importância do instrumento no caminho da sustentabilidade ambiental. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. v. 18, n. 4, p.1460-1466, dez. 2014.
MELLO, E.P.; CONEJERO, M.A.; CÉSAR, A.S. Diagnóstico da gestão ambiental nas micro e pequenas empresas: um estudo multicasos na região de Campo Limpo Paulista – SP. Reuna, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 53-74, 2016.
MOROZINI, J.F.; CASTRO, J. Sustentabilidade nas micro e pequenas empresas do Paraná. Organizações e Sustentabilidade, Londrina, v. 2, n. 1, p. 94-111, 2014.
PEREIRA JÚNIOR, E. O processo de industrialização e as novas articulações cidade urbano região. In: XII Encuentro de Geografos da América Latina - XII EGAL, 2009, Montevideo. Anais do XII Encuentro de Geografos da America Latina - XII EGAL. Montevideo: Universidade de la Republica, 2009. v. 1.
SANTOS, V.A.L.; PIERRE, F.C. Fatores chaves para implantar um sistema de gestão ambiental em uma agroindustria. Tekhne e Logos, Botucatu, SP, v.9, n.1, abril, 2018.
SILVEIRA, M. P.; ALVES, J. N. Sistema de gestão ambiental: benefícios e dificuldades. In: Anais do 17º Seminário Institucional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Unicruz, nov. 2012.
SOUSA, M.A.M.; MOITA NETO, J.M.; SILVA, E. A. Mercado e legislação: vetores da complianceambiental. R. Gest. sust. ambient., Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 710-734, abr/jun. 2020.
HAYASHI, C. Certificação e implementação do Sistema de Gestão Ambiental nas empresas sob a égide das normas ISO14001 e ISO 14004. Pesquisa: Desenvolvimento e Gestão, v.23, n.1 - jan/fev/mar/abr 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Aline de Carvalho Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.